13 DE SETEMBRO: DIA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Instituído pela Lei nº 1.485/2017, conhecida como "Lei Dandara".

Evento do Dia Municipal de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizado pela PMCM, com a presença da Vereadora Nathália Braga

A data de 13 de setembro foi instituída como o Dia Municipal de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher em razão do Caso Dandara.

Em setembro de 2017, a jovem Dandara Ramos – 21 anos, Agente de Endemias da Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu e estudante do curso Técnico de Enfermagem – foi friamente assassinada por Gabriel de Barros Rangel, com quem tinha um envolvimento.

No ano de 2018, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Conceição de Macabu condenou o assassino a 26 anos de prisão, em regime fechado, pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

Na sentença, o juiz Wycriffe de Melo Couto destacou:

“As consequências do crime são graves, uma vez que a vítima era muito jovem ao tempo do crime, tinha 21 anos, trabalhava, estudava e era muito bem-quista pela família, amigos e sociedade local, situação que ocasionou profundo abalo psicológico às pessoas próximas e enorme comoção social. O comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática delituosa”.