Antônio Augusto Fidalgo é homenageado com nome de rua pelo vereador Barcelos Resina

Clique na imagem para ampliar :)

Uma homenagem mais que devida. O acesso a uma das lojas de materiais de construção mais antiga em Conceição de Macabu ganhou recentemente o nome de seu fundador: Antônio Augusto Fidalgo. A indicação foi feita pelo vereador Barcelos Resina, e foi aprovada por unanimidade. Com isso a rua paralela a Avenida Victor Sence, esquina com a Rua Coronel Etelvino da Silva Gomes – na Praça José Bonifácio Tassara, ganhou um nome.

Seu histórico na cidade foi relembrado. “Uma iniciativa mais que merecida. Precisamos valorizar o povo de nossa cidade. Antônio Augusto Fidalgo fez história em Macabu e continua através de sua família. Isso é muito importante, pois estamos relembrando, e resgatando o que esse munícipe fez. Por isso, sem dúvida, é uma honra para a Câmara de Macabu promover essa homenagem”, apontou o vereador.

Barcelos Resina destacou a importância da gestão pública  possuir meios para relembrar a história de cidadãos que contribuíram sobremaneira para  crescimento da cidade. “Conceição de Macabu tem e teve muitas pessoas que contribuíram para construir essa cidade com essa pluralidade étnica e cultural que nós temos hoje. Então, nada mais justo que homenagear a família Fidalgo que ainda contribuí com o município gerando para os macabuenses trabalho e renda para várias famílias”, declarou.

HISTÓRICO – Vindo de Portugal ainda criança, Antônio Augusto Fidalgo chegou a Trajano de Moraes em 1906, com seus pais que fixaram residência em Leitão da Cunha, na Zona Rural. Casou-se com Luiza Bercê Rodrigues, de uma família de imigrante, descendente de italianos e espanhóis.

Em 1948, casado e com os filhos, mudou-se para Conceição de Macabu mantendo sua produção rural e se estabelecendo com o Armazém de Secos e Molhados por muitos anos. Ao encerrar suas atividades no comércio deixou o legado ao filho mais velho, Manoel Fidalgo que iniciou sua carreira de comerciante e mais tarde empresário. Naquela época, trocou o ramo do Armazém de Secos e Molhados pelo segmento do Material de Construção. Antônio Fidalgo, como era chamado por todos, faleceu no dia 26/02/2006, deixando sete filhos, 29 netos e 38 bisnetos. Já em 1966, nasceu a Ferrotintas – Material de Construção.

Antônio Fidalgo acompanhou de perto o avanço dos negócios do filho. Hoje, há mais de 50 anos, a Ferrotintas - Material de Construção, se faz presente em nossa cidade, gerando emprego a muitos cidadãos provedores de suas famílias, e com o legado chegando à terceira geração. “A loja é fruto da determinação de um jovem português que chegou pequeno em nossas terras brasileiras e se fez um grande homem. Formou sua família e se fez exemplo e orgulho de todos. Antônio Augusto Fidalgo, um homem que fez história em nossa cidade”, concluiu o vereador Barcelos Resina.

FONTE: DOUGLAS SMMITHY – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO VEREADOR BARCELOS RESINA – FOTO: CMCM