APROVADA EM PLENÁRIO, LEI QUE DETERMINA ALIMENTAÇÃO DIFERENCIADA A ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA

Foi votada na 41° Reunião Ordinária da Câmara de Macabu, projeto de Lei de autoria do vereador Gaúcho, que determina que as Instituições de Ensino, no mbito do Município de Conceição de Macabu, são obrigadas a disponibilizar alimentação diferenciada e individualizada para os alunos matriculados que tenham diagnóstico de Transtorno Do Espectro Autista TEA, de acordo com a Seletividade Alimentar de cada criança.
Deverão ser disponibilizadas às Crianças Com Transtorno Do Espectro Autista - TEA, a sua alimentação, no mesmo momento em que as demais crianças estiverem fazendo alimentação.
O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões. Uma pesquisa atual realizada neste ano do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que autismo atinge ambos sexos e todas as etnias.
Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível.
"Diante de uma preocupação das mães destas crianças, eu me prontifiquei a ajudar, então esta lei vem para atender essas crianças de acordo com suas necessidades", finalizou o vereador Gaúcho.
O projeto foi apreciado pelos vereadores e aprovado com unanimidade da Casa de Leis.