CÂMARA APROVA PLO QUE DETERMINA A SUBSTITUIÇÃO DAS SIRENES RUIDOSAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Busca-se mitigar incômodos sensoriais dos alunos com Transtorno do Espectro Autista.

Vereador Ticó

Aprovado por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 25/2023, de autoria do vereador Marco Aurélio (Ticó), objetiva a substituição das sirenes nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a fim de não gerar incômodos sensoriais aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o projeto, estudos estimam que entre 56% e 80% das pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade, ou seja, sentem demais os estímulos do ambiente, como o som. Assim, o que pode ser uma sensação considerada normal e tolerável para pessoas neurotípicas – sem nenhum transtorno de desenvolvimento – pode ser um estímulo verdadeiramente aversivo para uma pessoa autista, a ponto de gerar angústias e sofrimentos incapacitantes.