Câmara de Macabu aprova programa de reuso de óleo de cozinha para fabricar Sabão Ecológico, de autoria da vereadora Nathália Braga

Com o objetivo de conscientizar a população de Conceição de Macabu em geral, bem como os proprietários e funcionários de restaurantes, bares, pousadas e lanchonetes, sobre a importância da reciclagem de óleos e gorduras de origem animal e vegetal, evitando seu despejo diretamente na rede de esgoto ou seu descarte no meio ambiente, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Nº 07/2021.
O Projeto, de autoria da vereadora Nathália Braga, institui o Programa de Conscientização sobre a reciclagem de óleos e gorduras de uso culinário, para fabricação de sabão caseiro – o Sabão Ecológico.
A proposta também visa a informar a população sobre as alternativas de reciclagem e reutilização de gorduras e óleos de uso culinário para a fabricação de sabão caseiro.
Segundo o projeto, a Administração Municipal deverá incentivar ações adotadas por entidades privadas, direcionadas à reciclagem de óleos e gorduras de uso alimentar, respeitados os recursos e meios administrativos disponíveis, além de firmar convênios com associações de moradores ou instituições interessadas em efetuar a coleta e fabricação do sabão caseiro. Também caberá à Prefeitura criar mecanismos para que a pessoa doadora possa receber o sabão caseiro em troca da doação do óleo.
Também ficará ao encargo da Prefeitura, por meio das Secretarias de Promoção Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Trabalho e Renda, promover oficinas de fabricação do sabão, a fim de estimular uma nova oportunidade de aprendizagem da população mais carente, fomentando uma oportunidade de renda familiar.
“Nosso intuito é colaborar para a geração de renda da população menos favorecida, utilizando-se do reaproveitamento do óleo de cozinha. Além de contribuir com o meio ambiente, estaremos, através da implantação dessa Lei, estimulando o espírito empreendedor da população, que poderá se qualificar através de oficinas de fabricação de sabão, disponibilizada pela Prefeitura, e consequentemente, aumentar sua renda”, concluiu a vereadora.