Câmara de Macabu investe na capacitação de servidores

Primeiro curso voltado ao tema compras e licitações foi ministrado no último dia 11/05.

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu, visando à melhoria dos serviços prestados à população, estabelecerá um calendário de cursos de capacitação voltados aos servidores da Casa. A ideia é modernizar toda a estrutura da Câmara para agilizar os processos administrativos e legislativos, garantindo celeridade, transparência e eficiência na gestão.

No último dia 11/05 foi ministrada a primeira capacitação. Voltada ao tema compras e licitações, com destaque para formação de pregoeiros, servidores e funcionários públicos puderam aprimorar habilidades já adquiridas e serem habilitados para atuar na Comissão Permanente de Licitação (CPL). Os representantes Dicélio Rabelo e Peterson de Souza, da empresa SH3 Informática LTDA, foram os responsáveis pela primeira capacitação.

Entre os vários temas abordados, estavam aspectos jurídicos, como a Lei 8.666/93, que regulamenta as licitações, habilitação jurídica, fiscal, técnica e econômico-financeira, licitação diferenciada e peculiaridades do Decreto Federal 8.538/15 para a LC 123/06. Aspectos práticos do processo de licitação também foram estudados, como, por exemplo, a fase preparatória e a fase externa do processo, definição do objeto, elaboração do edital, convocação dos interessados (publicação, prazos), credenciamento dos licitantes, análise e critérios de propostas e designação do pregoeiro e equipe de apoio, entre outros.

O treinamento teve como proposta analisar todos os aspectos do processo licitatório, com didática simples e linguagem acessível, a fim de impulsionar e aperfeiçoar o trabalho dos servidores que já ocupam funções na Comissão de Licitação da Casa Legislativa, além de habilitar os membros mais novos para atuarem na Comissão. Na opinião de Ana Couto, membro da Comissão Permanente de Licitação, o curso foi uma ótima iniciativa. “As leis mudam, bem como nossas formas de ver o trabalho e nossas atitudes à medida que a vivência avança. Os cursos sempre acrescentam algo em termos de atualização e reciclagem, são muito válidos”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Toninho da Saúde, destaca que a capacitação permanente do servidor, contribui de forma direta no trabalho dos parlamentares, principalmente nos serviços prestados à população.

- “A capacitação permanente dos servidores da Casa, moderniza os trabalhos, agiliza os processos, garante eficiência e transparência na gestão, ou seja, quem ganha é a população e os próprios parlamentares da Câmara que tem acesso a um serviço mais eficiente e de qualidade”, finaliza.