Câmara Macabu aprova projeto que institui o programa “Leite Cidadão”

Projeto prevê a distribuição de leite pasteurizado para crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, pertencentes às famílias em situação de extrema pobreza ou estado de vulnerabilidade social.
Câmara Macabu aprova projeto que institui o programa “Leite Cidadão”

Clique na imagem para ampliar :)

A Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PLO) nº 023/2019 de autoria da Prefeitura, que visa instituir o programa “Leite Cidadão: Viva com Saúde”, que tem por objetivo a distribuição semanal de um litro de leite tipo pasteurizado para crianças de seis meses a cinco anos de idade, inseridas no Cadastro Único e devidamente matriculadas na Rede Municipal de Ensino.

A Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social (SEMPDS) será a responsável pela execução do programa em parceria com a pasta da Educação e Cultura, uma vez que os sacos de leite serão distribuídos todas as sextas-feiras e vésperas de feriados em 12 unidades escolares do município, e entregues aos pais e responsáveis pelos alunos.

Segundo o líder do governo na Câmara, vereador Carlos Augusto, popular Guta (PTB) a criação do programa contribuirá no complemento da alimentação das crianças pertencentes às famílias em situação de extrema pobreza ou em estado de vulnerabilidade social.

- “A maior parte das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino tem a merenda escolar como única refeição diária, a qual por si só, não fornece todos os nutrientes necessários ao seu pleno desenvolvimento. Com a criação deste programa, mais 650 crianças serão atendidas. Isso reforça o compromisso do governo municipal com as famílias em extrema pobreza e situação de vulnerabilidade”, explica o parlamentar.

O projeto aprovado pela Câmara segue agora para a Prefeitura, onde caberá ao chefe do Poder Executivo a sanção e publicação em forma de Lei Municipal. Caberá a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social (SEMPDS) realizar o cadastro das crianças e famílias no programa “Leite Cidadão” através dos Centros de Referência Social (CRAS) conforme critérios definidos na legislação.