Câmara Municipal de Conceição de Macabu, sedia evento organizado pelo Centro do Idoso Edemyr Fidelis Ribeiro, da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento foi transmitido pela internet, no Facebook do Centro do Idoso.

O 15 de junho, é uma data reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea). A ideia é que nesse dia o mundo inteiro manifeste sua oposição a abusos e sofrimentos infligidos às pessoas mais velhas.

Foi uma oportunidade da Secretaria, abordar o assunto, através da pessoa do Secretário Municipal, Senhor João Daumas.  Além de seus pares que fizeram uso da palavra: A Senhora Rosangela Belmont, representante do Conselho Municipal de Assistência Social, a representante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Psicóloga Janna Merlin, representando o CREAS, a Coordenadora Senhora Aryanna Santana, e a Psicóloga, Senhora Luciana Fernandes. Todos, em um só coro, deram voz ao movimento Junho Violeta, no âmbito municipal, marcado por esta importância data.

Em pauta, as dificuldades de se perceber os mais diferentes tipos de maus tratos contra a pessoa idosa, que vão desde agressões físicas, psicológicas, abandono ou negligência.

Estiveram presentes ainda o Coordenador da Casa do Idoso, Senhor Rafael, e representando o Executivo Municipal, o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu, Senhor Marcelino Bessa.

Representando o Legislativo, estava a Vereadora Nathalia Braga e o Presidente Jorge Luiz (Dhal).

Dhal, salientou sobre a necessidade de se debater políticas públicas, visando combater quaisquer tipos de violência contra a pessoa idosa. O presidente comentou dados dos Disque 100, que no ano de 2019, as denúncias de violências contra idosos representaram 30%, no total relacionado a denúncias de violências relacionadas aos Direitos Humanos.

“Precisamos coibir a pratica de abusos contra a pessoa idosa, principalmente aos mais vulneráveis, que neste período pandêmico, onde estes tipos de abusos tem acontecido em maior número. Somos orientados pelo Conselho Nacional de Justiça, a ficarmos atentos, pois a violência nem sempre é física ou psicológica, podendo a pessoa idosa sofrer em caráter financeiro, por exemplo.” Destacou, o Presidente Dhal.

Esse tipo de crime, apontado pelo Presidente Dhal, pode ocorrer quando o idoso, por necessitar ajuda, confia em pessoa que deveria lhe auxiliar, sendo alguém próximo, um familiar, funcionário de banco ou outra instituição e essa pessoa se aproveita da facilidade de acesso para se apropriar ou desviar os bens ou rendimentos do idoso. Configurado como crime a conduta de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos.

Desta maneira, caso constate algum tipo de crime contra algum idoso, denuncie!

As denúncias podem ser anônimas através do Disque 100. Ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Conceição de Macabu, pelo telefone: (22) 2779-4044.