Câmara Municipal participa do Fórum Municipal Caminhos da Desinstitucionalização da Assistência Social
A Câmara Municipal de Conceição de Macabu sediou, nesta quarta-feira (22), o Fórum Municipal Caminhos da Desinstitucionalização da Assistência Social, um importante momento de diálogo, construção coletiva e discussão sobre as novas diretrizes do atendimento às pessoas com deficiência em processo de transição institucional.
O evento contou com a presença dos acolhidos do CICAPED Rego Barros, da promotora de justiça Dra. Carolina Senra (MPRJ), da Dra. Sheila, também do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e da Dra. Márcia Pacheco, representante da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Macaé.
Também estiveram presentes os vereadores Gaúcho, Filipe Félix, Tião da Usina, Pedro Henrique, Rafinha da Saúde, Nathália Braga, Ticó e o vereador licenciado e atual secretário municipal de Cultura, Jorge Luiz (Dhal). O vereador Carlos Augusto (Guta), vice-presidente da Câmara Municipal compôs a mesa solene representando o Legislativo Municipal. Além de secretários municipais.
O auditório permaneceu lotado durante todo o encontro, reunindo grande participação da sociedade civil, que apresentou manifestos, experiências e contribuições sobre o tema.
Ao longo da programação, foram detalhados e questionados os métodos e etapas que orientarão o processo de desinstitucionalização no município, reforçando a importância da construção conjunta entre Poder Público, rede socioassistencial e comunidade.
Vereadores, servidores do CICAPED e representantes da sociedade civil tiveram espaço para manifestação, trazendo preocupação quanto ao futuro dos acolhidos e também em relação à situação dos profissionais que atuam na instituição, diante das dificuldades financeiras já enfrentadas. Foi ressaltado pelos vereadores o compromisso e a postura humanizada dos funcionários, que fazem a diferença, mesmo diante dos desafios seguem dedicados e garantindo cuidado e acolhimento humanizado aos internos.