Comandante do 32° BPM participa da Sessão da Câmara de Conceição de Macabu

A Sessão da Câmara Municipal de Conceição de Macabu realizada nessa quinta-feira, 11 de março, foi dedicada a explanação do comandante do 32° Batalhão da Polícia Militar, Ten. Coronel Fábio Corrêa, sobre segurança pública, produtividade da unidade e índice de criminalidade no município.

O convite foi feito pelo vereador Neto, que preside a Comissão Permanente de Segurança Pública, juntamente com os vereadores Vagner Inácio (Vaguinho) e Marco Aurélio (Ticó), relator e membro, respectivamente, para que haja uma integração efetiva do poder Legislativo municipal na formulação de políticas públicas de segurança.
Na oportunidade, o comandante esteve acompanhado pela Ten. Gobeti, comandante da 2ª CIA, responsável pela segurança em Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus.
Macabu conta hoje com 37 policiais e 03 viaturas. De acordo com as informações apresentadas pelo comandante, houve uma redução percentual em vários indicadores. Em janeiro de 2021, comparado a janeiro de 2020, tiveram queda de 100% crimes como homicídio doloso, estupro, furto a transeuntes, furto a estabelecimento comercial, roubo de veículo, roubo de carga, entre outros. Neste mesmo período, furto de celular teve 33% de redução.
Ainda segundo o comandante, um dos crimes mais praticados é o roubo após saque em instituição financeira, a conhecida “saidinha de banco”. E em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, a redução percentual também foi de 100%.
O 32º BPM tem seis municípios em sua área de atuação (Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã). Entre outubro e fevereiro, comparado ao mesmo período do ano anterior, foram registrados 520 presos, 98 armas. “A gente comemora porque não tivemos nenhum inocente baleado, nem policiais feridos. Isso é resultado de muita articulação e treinamento. Começamos interagir com os demais órgãos de segurança, instituições e principalmente com a população. Esse trabalho integrado, associado ao de inteligência, tem dado resultados positivos", disse o comandante .
"É de suma importância a apresentação do comandante para que os demais colegas vereadores possam entender sobre como o policiamento é planejado em cima dos números. É uma oportunidade para todos conhecerem e poderem legislar sobre políticas públicas para a segurança pública de Conceição de Macabu.
O comandante ouviu com atenção as reivindicações dos vereadores e garantiu atender as solicitações feitas pelos parlamentares. O presidente da Casa, Jorge Luiz (Dhal), lamentou que atualmente o Conselho Municipal de Segurança Pública esteja desativado, e levantou a possibilidade de reativá-lo. O vereador Sandro Daumas pediu reforço para as áreas rurais do município.
Para denúncia, 24h, o contato é (22) 98168-2344 (whatsapp) ou pelas redes sociais @32bpm.pmerj.