GRUPO MÃES DE AUTISTAS MACABUENSES (MAM) BUSCA A CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU.

Aconteceu na noite de ontem (23), uma reunião com um grupo de mães e responsáveis por autistas macabuenses. A maioria, mães que compõem o Grupo Mães de Autistas Macabuenses (MAM).

A reunião aconteceu logo após a 23ª Reunião Ordinária, conduzida pelo Vereador Tayguara Bueno (Gaúcho) e contou com a participação do Presidente da Câmara de Conceição de Macabu, Jorge Luiz ( Dhal), além dos vereadores Lucas Madureira, Sandro Daumas, Leonei Marinho (Léo Gago), Tcharles Ribeiro, Carlos Augusto (Guta) e Cláudio Willians (Coutinho Ramalho).Representando o Poder Executivo, o Secretário Municipal de Saúde, Pedro Folly e técnicos da secretaria de saúde e a senhora Madalena Caldeira, representando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O intuito das mães foi somar formas junto ao Poder Executivo e Legislativo, com o objetivo de pleitear direitos constituídos como a plena e real inclusão escolar, além da capacitação dos profissionais das unidades escolares e da saúde para atender as necessidades dentro das normas já estabelecidas em leis. Além disso, foram pontuadas as carências no que tangem aos direitos dos autistas nos espaços públicos.

Em 2021, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Conceição de Macabu o Projeto de Lei Nº 27, que dispõe sobre a triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde e creches municipais de Conceição de Macabu, através da aplicação do questionário M-CHAT, e dá outras providências.

O PL de autoria do então vereador Marco Aurélio (Ticó), instituiu o protocolo de aplicação da escala M-CHAT, através do questionário previsto no Anexo Único desta Lei, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com base na Lei 13.438/2017.

Segundo a legislação, o protocolo deve ser aplicado nas unidades de saúde, em consultas de acompanhamento e nas creches municipais, a fim de realizar uma triagem precoce para Transtorno do Espectro Autista em crianças.