Macabu passa a contar com Triagem Precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista

Após ter sido aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Conceição de Macabu, o Projeto de Lei Nº 27, de autoria do vereador Ticó, que dispõe sobre a triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde e creches municipais de Conceição de Macabu, através da aplicação do questionário M-CHAT, foi sancionado pelo prefeito Valmir Lessa, por meio da LEI N. º 1.681/2021, divulgada no Diário Oficial Nº 55, veiculado na última quinta-feira (13).
A partir de agora, o município passa a aplicar a escala M-CHAT, através do questionário previsto no Anexo Único desta Lei, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com base na Lei 13.438/2017.
De acordo com a publicação, o protocolo será aplicado nas unidades de saúde, em consultas de acompanhamento e nas creches municipais de Conceição de Macabu, a fim de realizar uma triagem precoce para Transtorno do Espectro Autista em crianças.
A aplicação do questionário, chamado escala M-CHAT, é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses.
Segundo o vereador Ticó, alguns sinais clínicos já são identificados pela maioria dos pais a partir do primeiro ano de vida, porém, estas crianças muitas vezes só terão seu diagnóstico de TEA na idade pré-escolar ou até mesmo escolar. “O diagnóstico tardio e a consequente intervenção atrasada em crianças com TEA causam prejuízos no seu desenvolvimento global. Este aspecto tardio de diagnóstico tem sido associado diretamente com baixa renda familiar, etnia, pouco estímulo, pouca observação sobre o desenvolvimento das crianças por parte dos pais, profissionais da saúde, educadores e cuidadores. A aplicação desse questionário será fundamental para diagnosticar esses casos em tempo hábil e consequentemente obter melhor resultado após acompanhamento especializado ”, concluiu Ticó.