Macabu será contemplada com Agência Digital do INSS

Um trabalho em conjunto entre os Poderes Legislativo e Executivo garantirá a população macabuense facilidade no acesso aos serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com previsão de implantação até o fim deste ano, o município será um dos primeiros do estado a ser contemplado com a Agência Digital do órgão previdenciário.

O projeto que consiste na adoção de uma nova forma de atendimento ao cidadão, permitirá acesso aos serviços com rapidez e segurança. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil à análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra. 

A conquista anunciada nesta segunda-feira (09/10), pelo vereador André Fisioterapeuta (PEN), após retorno de viagem a Brasília, já é motivo de muito orgulho para os parlamentares da Casa Legislativa, que vem buscando parcerias para a implantação de uma agência do INSS na cidade. ‘‘Aqui não existe conquista de um, afinal todos os vereadores se uniram em prol deste importante projeto. Esta é uma conquista de toda população macabuense que terá facilidade no acesso aos serviços do INSS”, disse. 

Um acordo entre a Prefeitura e o INSS, firmado através de um Termo de Cooperação Técnica, permitirá que o cidadão tenha acesso aos serviços do órgão previdenciário sem se deslocar para cidades vizinhas, como Macaé e Cordeiro, por exemplo. 

Por meio da parceria a administração municipal irá disponibilizar profissionais do seu quadro de pessoal e espaço físico para a implantação do posto de atendimento da Agência Digital. “Os profissionais serão capacitados para que o atendimento a população ocorra da melhor maneira possível. Quanto ao espaço físico, o presidente da Câmara, Marco Antônio (Toninho da Saúde), já colocou a disposição da Prefeitura o espaço anexo à sede do Poder Legislativo, onde funcionava o Leão XIII”, explica André Fisioterapeuta. 

A Agência Digital permitirá acesso a grande parte dos serviços oferecidos pelo INSS, exceto os de perícia que continuam sendo realizadas nas agências da região. Os processos relativos à parceria serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do Órgão nos estados. 

Um dos produtos do INSS Digital é o site de serviços “Meu INSS” (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e IOS.

O projeto INSS Digital é à base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar e gastar com isso. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

Vereador André Fisioterapeuta recebe em Brasília Termo de Cooperação Técnica para implantação do INSS Digital em Macabu.  

error while rendering plone.comments