PROJETO DE ESCOLA CÍVICO-MILITAR É APRESENTADO DURANTE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES, EM CONCEIÇÃO DE MACABU.

Na tarde/noite de ontem (28), durante a 11ª Reunião Ordinária de 2022, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu recebeu o Deputado João Carlos Soares Gurgel, mais conhecido como Sargento Gurgel, policial militar inativo da PMERJ, que atualmente é Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.

O Parlamentar trouxe a Casa de Leis a proposta de implantação de uma unidade de escola cívico-militar, a ser introduzida em uma unidade escolar municipal. O Projeto apresentado traz um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, com objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Sendo a adesão dos educandos de livre opção pelos pais e/ou responsáveis.

A escola cívico-militar é implantada através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.  Segundo o deputado, serão 6 (seis) municípios fluminenses contemplados com a implantação das escolas cívico-militares e Conceição de Macabu concorre a uma vaga.

O Presidente Jorge Luiz (Dhal) abriu espaço para participação dos vereadores e público presente. Foi uma oportunidade dos vereadores, do Secretário de Educação e Cultura, João Daumas e do público discutirem o assunto e sanarem dúvidas. O Deputado Sargento Gurgel esclareceu que participação dos militares é em apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, sendo de total autonomia do município a administração da escola.