REUNIÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EQUOTERAPIA ACONTECEU NO DIA DE ONTEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU.

Aconteceu na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Conceição de Macabu uma importante reunião para planejamento da implantação do programa de equoterapia.

A equoterapia é uma técnica que complementa outros tipos de tratamentos, como a terapia ocupacional. Ou seja, é método terapêutico que se utiliza de cavalos para ajudar na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, seja psicológica ou cognitiva.

A terapia serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo. Os animais utilizados (cavalos) devem ser mansos, dóceis e bem treinados para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido.

A reunião aconteceu na câmara Municipal de Conceição de Macabu,  contando com a presença de representantes da sociedade civil, além do Sr. Pedro Folly, Secretário Municipal de Saúde, Sr. Erisvaldo Alves da Silva (Baiano), Secretário Municipal de Agropecuária, Sr.ª Any Gleise Coordenadora do CRAS do Bairro da Rhódia, Sr.ª Filomena Diniz, Assistente Social da APAE Macabu, Sr.ª Dilma Schmitz, do CAPS/Macabu,  Sr. Thiago Franco, Coordenador do Programa de Equoterapia na Cidade de Macaé, Dr.ª Lúcia Anglada, Presidente da Associação Motivados Pelo Autismo (MOPAM), do Dr. Nicolas Augusto, Coordenador da Divisão de Reabilitação de Macaé e representando o legislativo municipal o Vereador Tayguara Bueno (Gaúcho).

O Objetivo foi trazer a expertise dos técnicos de Macaé para que fossem analisadas as possibilidades para a implantação do programa em Conceição de Macabu que acontecerá pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e com contrapartidas pelas Secretaria de Educação e Cultura, Promoção e Desenvolvimento Social.

Esse tipo de terapia para pessoas com necessidades especiais deve ser realizada em um ambiente adequado e especializado, e, em Macabu, podendo as mesmas acontecerem no parque de exposições municipal, por exemplo.