Vereador Barcelos Resina solicitou em 2017, 2018 e 2019 sinalizações de várias ruas em Macabu

Clique na imagem para ampliar :)

O vereador Barcelos Resina apresentou no ano de 2017, 2018 e reiterou em 2019, indicações de melhorias para Conceição de Macabu, referentes à sinalização horizontal e vertical, além da implantação de semáforos na cidade. No documento ele solicitou ainda a implantação de sinalização diferenciada, ou seja, a chamada travessia de pedestres que evidenciem áreas escolares. O objetivo é a regulamentação e conseqüentemente a segurança com indicativas de trânsito, para proteger os transeuntes.

O vereador sugeriu que os locais a serem sinalizados fossem selecionados de acordo com a intensidade de fluxo viário no local e com risco de acidentes. “As vias públicas em Conceição de Macabu receberão sinais horizontais verticais nos locais de intensa travessia de pedestres para fins de garantia dos direitos destes e de fiscalização, conforme prescrições do Art 214 do Código de Transito Brasileiro, Lei n° 9.503, de setembro de 1997. Os parâmetros gráficos e dimensionais de sinalização obedecerão às regras estabelecidas. No caso das sinalizações horizontais e verticais ambas referem respectivamente a faixas de pedestres e placas indicativas de travessia fixadas”, comentou o vereador.

No documento, o vereador especifica que a sinalização vertical, para cada ponto de travessia, compreenderá duas placas advertência, uma fixada a uma distância de 100 metros do local e outra paralelamente faixa de pedestre. Outra é com relação à instalação de mais de duas placas de advertência que poderá ser determinada pelo Executivo. A sinalização deverá envolver todo o quarteirão no entorno das escolas públicas e priva inclusive creches, em ruas e avenidas onde existir tráfego de veículos, sugeriu no documento.

Ainda segundo ele, as despesas decorrentes desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias constantes do orçamento do Poder Executivo Municipal e ou até mesmo de verbas suplementares necessária. “Uma de nossas preocupações é com relação às áreas escolares com os pedestres que nestas circulam, por isso justifica o mais suscetível risco eminente de acidentes de trânsito. Esta situação nos leva a crer que uma melhor sinalização, apontando área de intensa circulação de pessoas, é extremamente necessária e urgente”, acredita Barcelos Resina.

Atualmente, o Brasil é um dos recordistas no trágico índice de acidentes de trânsito, ou seja, uma média 38% ao ano das mortes ocorridas no trânsito são conseqüências de atropelamentos. Isso torna urgente a adoção de medidas de segurança voltadas pedestres, sem dúvida a parcela mais frágil do trânsito. O desconhecimento das regras de circulação, principalmente entre crianças e adolescentes, além da atitude irresponsável de muitos condutores de veículos, é agravado pela sinalização deficiente.

“E necessário sinalizar melhor as áreas escolares, porque a capacidade sons ainda não está plenamente identificação percepção de tempo, distância desenvolvida nas crianças, o que as impede de avaliar os riscos reais. A dinâmica do crescimento e da transformação das cidades, com seu ritmo vertiginoso e caótico, possibilitam situações de grandes riscos. É o caso das escolas situadas às margens de vias importantes, com tráfego intenso de veículos, onde urgente a adoção de medidas preventivas, como a implantação de sinalização horizontal e vertical diferenciada”, concluiu o vereador.

FONTE: DOUGLAS SMMITHY – ASCOM DO VEREADOR BARCELOS RESINA