Vereadores cobram implantação de barreiras sanitárias em Macabu e aquisição de EPIs para profissionais da Saúde

Clique na imagem para ampliar :)

Em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (13), o vereador e presidente da Casa Legislativa, Toninho da Saúde, acompanhado da vereadora Nathália Braga, cobraram ações imediatas do Poder Executivo na implantação de barreiras sanitárias nas entradas e saídas de Conceição de Macabu, além da aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), destinados aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente de combate ao novo Coronavírus.

Nesta terça-feira por meio de nota divulgada pela Prefeitura através da secretaria municipal de Saúde, foi confirmado o primeiro diagnóstico de Covid-19 na cidade. A paciente é uma servidora recém-contratada para trabalhar no Hospital Municipal Ana Moreira, por meio de processo por análise curricular.

A servidora que é da cidade de Campos dos Goytacazes atuava há cerca de duas semanas no Centro de Síndromes Gripais, criado pelo Município para atendimento a pacientes com suspeita de Coronavírus. Outros nove profissionais tiveram contato direto com a paciente e estão sendo monitorados.

Diante da confirmação do primeiro caso no município, o presidente da Casa de Leis foi enérgico e cobrou uma postura mais firme do Poder Executivo na implantação de barreiras sanitárias. “Os municípios vizinhos estão fazendo sua parte, criando barreiras, aferindo temperatura de quem passa ou permanece nestas cidades. Não é necessário um grande efetivo de profissionais, isso já está comprovado com as pequenas estruturas montadas pelas cidades de Trajano de Moraes e Madalena, por exemplo. Agora cabe iniciativa do gabinete de crise implantado na cidade”, explica.

Vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde (COMSUS) da Câmara Municipal, a vereadora Nathália Braga, cobrou ao Município a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), destinados aos profissionais da Saúde.

- “Desde a última semana estamos recebendo denúncias pela falta destes equipamentos, tão necessários para a proteção de quem está na linha de frente contra o Coronavírus. Além de investimentos em leitos de UTI, vamos continuar cobrando a aquisição de equipamentos de proteção. Não é justo que quem está lá para nos salvar, morra por inércia do poder público”, disse.

Durante seu discurso por meio de participação virtual em sessão plenária, a parlamentar disse que irá criar um movimento pela internet, com o objetivo de pressionar o governo municipal na criação de barreiras sanitárias. “Sou totalmente de acordo com a posição da presidência, a Prefeitura deve sim criar barreiras nas entradas e saídas da cidade. Vamos utilizar as redes sociais junto com a população, para que o Poder Executivo tome esta iniciativa”, conclui.