Vereadores de Conceição de Macabu se reúnem com o Prefeito Municipal, buscando alternativas para flexibilização no horário do comércio.

A flexibilização das medidas de restrições ao funcionamento do comércio para conter o avanço do coronavírus em Conceição de Macabu, voltou a ser tema de debate durante nova reunião, realizada na manhã desta terça-feira (22/6).

O encontro aconteceu no gabinete do Prefeito Valmir Lessa, com o Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz (Dhal), participando ainda o Vereador Tayguara (Gaúcho), Vereador Lucas Madureira, Vereador Carlos Augusto (Guta), Vereador Cláudio Willians (Coutinho Ramalho) e o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Pedro Folly.

Os vereadores buscaram Executivo apresentando alternativas para que haja uma flexibilização dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, em face da classificação atual do grau de risco da Covid- 19 em nosso município, onde atualmente encontra-se na Bandeira Amarela e do avanço no número de vacinados, que segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Semana Epidemiológica n° 24, (compreendida entre os dias 13/06/21 e 19/06/21),  tem a taxa de ocupação dos leitos de UTI por COVID-19 em 20% e 16,60% dos leitos de enfermaria ocupados. Chegando hoje ao número de 8.370 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, 3.493 pessoas já tomaram a segunda dose da vacina, totalizando 11.863 doses aplicadas no município.

O anseio dos vereadores vai de encontro à economia do município, que temo comércio local como base forte, que emprega e faz os recursos girarem, e que em virtude das restrições, vem sofrendo a quase 2 anos. Muito já se ouviu de portas de emprego que se fecharam por conta da crise que não é apenas sanitária.

“É de conhecimento de todos que havendo a ampliação do horário de funcionamento, com controle de fluxo dentro dos estabelecimentos, sendo mantidos os protocolos sanitários de distanciamento e higienização individual, contribuem por distribui de forma mais homogênea o público dentro dos estabelecimentos comerciais. Podendo o barbeiro, a cabelereira, o dono de restaurantes ou lanchonete e afins terem uma chance de levar sustento para casa, de forma digna e honesta.”. Concluiu o Presidente Dhal.

O Prefeito Valmir Lessa, se comprometeu em buscar junto à sua equipe, uma reformulação embasada e responsável de novas medidas restritivas mais flexíveis, que brevemente serão publicadas em decreto municipal.