Vereadores macabuenses acompanham deputado estadual André Lazaroni em visita ao Rego Barros

O presidente da Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu, Toninho da Saúde, o vice-presidente Barcelos Resina, os vereadores Paulo Henrique, Valmir Lessa, Dr. Fernando, José Messias e a vereadora Nathália Braga, estiveram reunidos com o deputado estadual licenciado, Andre Lazaroni, na manhã da última sexta-feira, 19/05, no Centro Integrado de Atendimento a Pessoa com Deficiência (CICAPD) Rego Barros.

A convite dos vereadores macabuenses, o Deputado que atualmente responde pela Secretaria Estadual de Cultura, cumpriu agenda de compromissos em Conceição de Macabu, para acompanhar de perto as dificuldades enfrentadas por funcionários e internos do Educandário Rego Barros, diante da crise financeira que atravessa o Estado.

Durante visita, Lazaroni acompanhou a rotina de trabalho dos funcionários, conheceu o pavilhão principal, o almoxarifado da unidade, e teve a oportunidade de conversar com o diretor do Rego Barros, Sebastião Correa Pinho, que relatou as inúmeras dificuldades que prejudicam os atendimentos aos internos, em especial o não fornecimento de alimentos e medicamentos por parte do Governo do Estado.

- “Atualmente atendemos mais de 91 internos e as dificuldades são diversas. Graças à solidariedade da população macabuense, temos mantido a alimentação dos meninos. Para manter o estoque de medicamentos em dia, principalmente aqueles que não constam na listagem do Estado, utilizamos os recursos dos internos que recebem beneficio do INSS para aquisição. Outro grave problema é a  estrutura do prédio principal e anexos, que coloca em risco a integridade de nós funcionários e dos próprios internos. Como se não bastasse estas inúmeras dificuldades, o Estado não tem repassado recursos para a APAE, firmados por meio de convênio, para o pagamento de funcionários terceirizados que prestam serviços ao Rego Barros. Estão há mais de cinco meses sem salário”, explica o diretor.

Ciente das dificuldades enfrentadas pelo Rego Barros, quando no último dia 04/05, uma comitiva de vereadores macabuenses oficializaram as demandas em seu gabinete no Rio, o Deputado licenciado André Lazaroni, informou que em contato com o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, foi informado de que o Rego Barros estava com pendências na prestação de contas de repasse financeiro. Quanto ao fornecimento de alimentos para a unidade, o Deputado recebeu a informação de que foram enviados 400 quilos de frango para atendimento aos internos, informação confirmada pelo diretor.

- “Estou muito feliz por conhecer o diretor Sebastião, homem abnegado que mesmo diante das dificuldades não abandonou pessoas tão especiais. O Estado vem passando por uma grave situação financeira, que certamente não irá perdurar para sempre. Devemos olhar com otimismo e acreditar que este cenário irá mudar. Nos próximos dias vamos relatar ao secretário estadual Pedro Fernandes, o que presenciamos aqui no Rego Barros, em busca de um atendimento mais eficiente e humanitário por parte do Estado. Na Secretaria Estadual de Cultura irei planejar junto à equipe ações culturais que possam reverter doações ao Educandário”, disse Lazaroni.

DEPUTADO ESTEVE REUNIDO COM REPRESENTANTES DA POPULAR FLUMINENSE

Ainda em agenda de compromissos por Macabu, André Lazaroni esteve reunido com representantes da Fundação Rádio Popular Fluminense. O objetivo do encontro foi buscar apoio do representante Estadual na obtenção de importantes documentos da Fundação, que atualmente inviabilizam a contratação da Rádio para prestação do serviço de transmissão das reuniões da Câmara Municipal de Conceição de Macabu.