Vereadores são indicados para representar o Legislativo no Conselho Municipal de Educação

O presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Toninho da Saúde, indicou os vereadores Paulo Henrique (PH) e Barcelos Resina, para representarem a Casa Legislativa no Conselho Municipal de Educação.

A indicação ocorreu após a primeira reunião do Conselho, realizada no último dia 05/05, que teve como pauta a apresentação da nova secretária municipal de Educação e a formação de novos membros para comporem o colegiado pelo período de 2017 a 2019. Os novos conselheiros serão os responsáveis pelo controle da gestão municipal de ensino, e também um pilar de gestão democrática, garantindo a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.

O Conselho formado por representantes da área da educação e outras secretarias vinculadas ao governo municipal, também garante espaço para toda sociedade civil organizada, através de associações de moradores e entidades filantrópicas. A Câmara de Vereadores também tem participação ativa no colegiado, ocupando duas cadeiras, agora representadas pelos vereadores indicados.

Para o vereador Paulo Henrique, a garantia de participação de membros do Poder Legislativo no Conselho, contribui de forma direta na melhoria da qualidade do ensino público, uma vez que a representação do parlamentar nas comunidades, sempre é alvo de muitas cobranças relacionadas às políticas públicas, principalmente a da Educação.

- “No nosso mandato popular sempre somos cobrados pelas comunidades sobre a qualidade da prestação dos serviços públicos, e a Educação se inclui neste contexto. Ouvir as demandas da população e poder levar ao Conselho será de grande importância para a construção de uma Educação sólida e de qualidade”, explica.

Já o vereador Barcelos Resina, acredita que a representação da Câmara no Conselho, contribui também na luta por melhores condições de trabalho e valorização do magistério.

- “A nossa participação como conselheiros, reforça ainda mais o nosso compromisso de fiscalização. Garantir qualidade da educação básica é primordial, mas esse fator deve estar aliado a melhores condições de trabalho e valorização profissional do magistério e pessoal de apoio”, defende.