Notícias

Fique por dentro das ações da Câmara Municipal de Conceição de Macabu!

EMENTA QUE ALTERA E CRIA ARTIGOS RELACIONADOS A CIRCULAÇÃO DE CÃES NO MUNICÍPIO DE MACABU É APROVADO NA CÂMARA

Aprovada na noite desta segunda feira (21), durante a 61° Reunião Ordinária da Câmara de Macabu, ementa que altera o art. 1°, da Lei Municipal n°1.821/2022, cujo autor é o vereador Sandro Daumas, onde se passou a vigorar com a seguinte redação:
Artigo 1º Fica vedada a circulação e a permanência de cães listados no Parágrafo Único deste Artigo, sem o uso de coleira, guia curta de condução e focinheira, em logradouros públicos e locais em que haja concentração de pessoas, tais como ruas, praças, jardins e parques públicos, e nas proximidades de hospitais, ambulatórios e unidades de ensino público e particular.
Na mesma data, pouco antes do início da Reunião Ordinária, os vereadores Lucas Madureira e Tayguara Bueno (Gaúcho) receberam representantes da sociedade civil de proteção aos animais. Os munícipes buscaram a Casa com intuito de entender o assunto e sugerir adequações à Lei Municipal em questão, regulamentando o transito de animais de médio, grande e de gigante porte em vias públicas do Município de Conceição de Macabu. Ficando estabelecido o seguinte rol taxativo de cães que precisam usar focinheira: Mastim-napolitano, Bull terrier, American stafforshire, Pastor alemão, Rottweiler, Fila, Doberman, Pitbull (e suas derivações) e chow chow.
Trata-se de projeto de lei, de origem da Casa Legislativa, visando adequação da Legislação à realidade de fato existente no Município, buscando assim uma justa aplicação de Lei extremamente importante.
O projeto de alteração é de autoria dos vereadores, Nathalia Braga, Lucas Madureira, Tayguara Bueno (Gaúcho) e Carlos Augusto (Guta).

PROJETO DE LEI QUE PUBLICA NA INTERNET LISTA DE ESPERA DA SAÚDE DO MUNICÍPIO É APROVADA NA CÂMARA

Na tarde/noite desta segunda feira, entre outras votações que aconteceram durante a 61° Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Conceição de Macabu, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na Casa, o Projeto de Lei Nº79/2022 de autoria do vereador Presidente, Jorge Luiz ( Dhal), que dispõe sobre a publicação na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidade), por exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do município.
No artigo 1°, a Secretaria Municipal de Saúde, deve publicar e atualizar, em seu site oficial do município na internet, a lista de espera, atualizada, destes pacientes.
No artigo 2°, a divulgação das informações de que trata esta Lei deve observar o direito à privacidade do paciente, que poderá ser identificado pelo número do seu Cartão SUS.
Segundo o Presente Dhal, o presente Projeto de Lei, já é uma realidade muito bem sucedida no Estado de Santa Catarina, onde o Governo Estadual lançou o site Listas de espera SUS. "Dessa forma, acredito que nosso município pode perfeitamente viabilizar a lista de espera online, lembrando que a constituição nacional é vigente no país inteiro e atualmente o sistema funciona em Santa Catarina sem objeções de constitucionalidade, dando maior transparência às ações da Secretaria Municipal de Saúde", ressaltou o presidente.
O projeto visa dar mais eficácia à transparência administrativa, fundamento indispensável para o regular funcionamento do Estado Democrático de Direito, proporcionando a fiscalização constante pela sociedade, bem como a devida publicidade dos atos administrativos.
O presente projeto também está amparado nos princípios constitucionais da publicidade, impessoalidade e eficiência (caput do art 37 da Constituição Federal).

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

20 de novembro.

Neste domingo (20) em que o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, o país faz uma pausa para refletir, não somente sobre a nossa história, mas também sobre o contexto atual da nossa sociedade.

A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

É um momento para se repensar as políticas públicas voltadas para a sociedade e de se cobrar ainda mais empenho dos órgãos públicos na luta contra quaisquer forma de preconceito e discriminação.

VEREADORES APROVAM ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DE MACABU PARA 2023

Os vereadores da Câmara Municipal de Conceição de Macabu aprovaram por unanimidade, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17), o orçamento municipal para 2023. O Projeto de Lei do poder Executivo, sob o nº 030/2022, é o que estima receita e fixa despesa do município para o exercício financeiro de 2023. A leitura foi feita pelo primeiro secretário, o vereador Lucas Madureira, e posta em votação pelo presidente da Casa de Leis, Jorge Luiz, o popular Dhal.

Detalhado por capítulos, a leitura apresentou disposições preliminares, dando ainda condições dos orçamentos fiscais e da seguridade social, como por exemplo , a estimativa da receita e fixação da despesa. Outro foi com relação ao Capítulo III, que da autorização para a abertura de crédito suplementar e da contratação de operação de crédito.

A previsão apresentada pelo Poder Executivo, estima uma receita total nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social em torno de R$ 131.100.000,00 (cento e trinta e um milhões e cem mil reais). Ela entrará em vigor na data de sua publicação, ou seja, a partir de 1° de janeiro de 2023. Vale lembrar que ficam aprovados os anexos que acompanham a presente Lei Orçamentária.

 O capítulo IV das disposições gerais, explica que o prefeito, no âmbito do Poder Executivo, poderá adotar parâmetros para utilização das dotações de forma a compatibilizar as despesas à efetiva realização das receitas, garantindo o equilíbrio da execução orçamentária e financeira e as Metas de Resultado Primário. A receita será realizada mediante a arrecadação dos tributos, rendas e outras fontes de recursos financeiros.

 

VEREADOR GAÚCHO BUSCA SOLUÇÃO PARA PROBLEMA EM RUA NO BAIRRO CURATO EM MACABU

Os problemas parecem estar perto de serem resolvidos! O vereador Tayguara Bueno, o popular Gaúcho, esteve no bairro do Curato de Santa Catarina, em Conceição de Macabu, após ser chamado por alguns moradores. Os problemas por lá são vários, e foram identificados e verificados por ele. Basta chover para o cenário mudar de poeira para muita lama e poças de água, dificultando a passagem de pedestres e veículos.

 A Rua Projetada no Loteamento Barreto é uma das mais afetadas. No local o parlamentar conversou e viu de perto o drama vivido diariamente pelos moradores. “Estou neste ponto após ser chamado pela população que não aguentam mais conviver com essas e outras situações que tiram deles diariamente o direito seguro de ir e vir. Já fiz contato com o secretário municipal de Agropecuária, Erisvaldo Alves, popular Baiano que prontamente disse que irá atender com uma solução para o problema”, disse o vereador.

 Gaúcho se comprometeu em enviar ao chefe do executivo, um pedido de solução para outras demandas através de ofício. “Estou no mandato para atender à solicitação dos moradores. Tenho andando por todos os bairros do município e vejo tudo. Meu trabalho está engajado principalmente em ver os problemas, buscar e cobrar solução de quem é devido. Neste caso do Loteamento Barreto, já deixo aqui meu agradecimento ao secretário Baiano pela plena solução”, concluiu Gaúcho.

VEREADOR GUTA SOLICITA DO EXECUTIVO DE MACABU INFORMAÇÃO SOBRE CUMPRIMENTO DE LEI FEDERAL NA EDUCAÇÃO

A informação voltou a ser pauta na sessão da Câmara em Conceição de Macabu. Desta vez, o vereador Carlos Augusto, popular Guta, pediu esclarecimento sobre o cumprimento da Lei Federal 11.798 do ano de 2008, ou seja, se a gestão pública municipal está de fato cumprindo com a implantação do dia do planejamento 1/3 extraclasse.  O pedido foi aprovado por unanimidade.

O vereador Guta, explicou que a informação é referente se a no planejamento do município a implantação, tendo em vista que o concurso público municipal se encontra em vigor. “Tenho que tomar ciência. Se estiver em vigor que seja dito, pois havendo defasagem de servidores para a implantação do 1/3 extraclasse, poderá ser suprida com chamamento dos aprovados. A Câmara aguarda assim como eu uma resposta”, disse o vereador.

No dia 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional alínea 'e' do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. 

A hora-atividade (ou jornada extraclasse) é um dispositivo previsto na Lei do Piso (11.738/2008) para que os professores de todo o país possam deixar de usar seu tempo de descanso para planejar e corrigir trabalhos dos alunos, realizar reuniões pedagógicas e com familiares, investir na formação continuada, dentre outros trabalhos. 

A lei estabelece que um terço da composição da jornada de trabalho deve ocorrer sem a interação direta com os estudantes em sala de aula. Com a decisão, o 1/3 de hora atividade torna-se obrigatório em todas as redes públicas de ensino do país (Estados e Municípios).

EMPRESA ENEL ATENDE OFÍCIO DO VEREADOR GAÚCHO E TROCA POSTE NA VILA SÃO JOSÉ

Vergalhão exposto, torcido e sem nenhuma segurança, além de fiação de alta tensão! O cenário estava colocando em risco a vida de quem trafegava ou passava pelo local, e virou motivo de reclamação por parte da população que reside no bairro Bocaina, Vila São José, Vila Esperança e outros. A manutenção aconteceu atendendo ao ofício 26/2022 do vereador Tayguara Bueno – popular Gaúcho que esteve na rua e verificou a urgência no serviço e a gravidade que o mesmo oferecia.

Um poste na Rua Pastor Manoel de Brito, na altura do depósito de gás de cozinha, precisou ser trocado pela empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade, Enel. Funcionários da empresa sinalizaram a via, e realizaram a troca com o apoio de funcionários e de um caminhão da companhia. Dentre as solicitações, os moradores pediram a intervenção para que fosse realizada a troca do poste por um novo. Na época, os moradores questionaram a estrutura danificada do poste.

“Estive no local e vi a realidade e o perigo que o mesmo oferecia a quem passava pela rua. Era um risco eminente e claro que fui em busca de uma resposta, através da solicitação. Quero agradecer a empresa pela dedicação no atendimento. Solicito a população que faça este tipo de problema e tantos outros chegarem até meu conhecimento. Além deste estamos verificando que a cidade carece de outras trocas. Vamos solicitar à empresa para que realize o reparo de forma imediata, oferecendo desta forma mais segurança a todos”, explicou Gaúcho.

DHAL SOLICITA DA PREFEITURA DE MACABU INFORMAÇÃO SOBRE COBRANÇA DE TAXAS

O presidente da Câmara de Vereadores em Conceição de Macabu, Jorge Luiz, o popular Dhal, aguarda manifestação da Prefeitura sobre o requerimento de informação, solicitado por ele na sessão. O pedido foi aprovado por unanimidade, e pede ciência sobre a existência de taxa a ser paga no momento do registro de protocolo. O parlamentar busca saber ainda para quais solicitações ou serviços são cobrados e os valores exatos.

De acordo com ele, é importante a Casa de Leis saber como e onde esses recursos são investidos. “Isso se chama organização! A população, assim como cada um de nós vereadores, precisam saber sobre a aplicação deste recurso. No ato em que a pessoa vai solicitar algo no protocolo da Prefeitura, ele tem que pagar, então, é bom saber o porquê da cobrança. Estou no aguardo de uma resposta do executivo”, comentou Dhal.

O requerimento de número 51/2022, foi aprovado por unanimidade no dia 10 de novembro, após ser lido pelo primeiro secretário. “Sabemos que qualquer taxa de cobrança feita pela Prefeitura deve ter por objetivo garantir que os recursos sejam destinados à conservação de vias públicas, coleta de lixo, entre outros serviços de relevância e interesse público. Nossa população já paga tanta taxa e imposto diariamente. Estou aqui para ajudar a população e claro, defender seus direitos”, concluiu o presidente da Câmara.

15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

O dia 15 de novembro, no qual se comemora a Proclamação da República, se tornou feriado nacional em 14 de janeiro de 1890, por decreto presidencial. Nesta data, foi emitida a primeira lei, o Decreto nº 155-B, que determinava um dia para celebrar a “pátria brasileira” e reconhecendo 15 de novembro como feriado em todo o país. 

VEREADORES PEDEM INFORMAÇÃO SOBRE AGENDA DE EVENTOS PAUTADA PELO MUNICÍPIO DE MACABU

O requerimento de informação foi lido e aprovado por unanimidade, em mais uma sessão presidida pelo presidente da Câmara de Vereadores, em Conceição de Macabu, Jorge Luiz, o popular Dhal. A solicitação foi assinada pelo vereador Taygara Bueno (Gaúcho), Carlos Augusto (Guta) e Lucas Madureira, e requer ao chefe do executivo que seja informada a programação da agenda de eventos oficiais planejada e os respectivos planos para este ano.

A leitura foi feita pelo primeiro secretário Lucas Madureira. “Estamos solicitando essa informação com o objetivo de ficar ciente das programações elaboradas pelo executivo. É de suma importância, visto que desta forma a transparência é maior, dando mais tempo e notoriedade ao evento sequente preparado pela gestão pública municipal. Sabemos que com a diminuição nos casos de covid-19 os eventos voltam a ser atração”, explicaram.

Outro item abordado pelos edis, foi com relação à data, o que facilita na hora de gerir o calendário. “Nossa solicitação se faz até a agenda programada no dia 31 de dezembro de 2022. É importante destacar que o requerimento foi aprovado por unanimidade. Com essa solicitação sendo informada teremos ainda ganho de divulgação neste plenário quando tiver eventos na cidade. Esperamos ser atendidos”, concluíram os vereadores. 

PRESIDENTE DA CÂMARA DA POSSE A MAIS UM CONVOCADO PELO CONCURSO PÚBLICO 001/2019.

Na manhã de hoje (11), o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jorge Luiz (Dhal) deu posse a mais um aprovado no concurso 001/2019. 

 

Wilson Lourenço da Silva, assume o cargo de Auxiliar Legislativo, de acordo com a classificação obtida no concurso supracitado, para a vaga destinada aos autodeclados étnicos, sendo o terceiro auxiliar legislativo convocado nesta legislatura, pelo presidente Dhal.

 

"É muito gratificante estar recebendo mais um aprovado no último concurso. Desejo boas-vindas ao Wilson, em meu nome, em nome dos demais Vereadoes e funcionários da Câmara Municipal." Concluiu o Presidente Dhal.

 

Esta é a quarta convocação feita pelo Presidente da CâmaraMunicipal de ConceiçãodeMacabu, após revogados os efeitos da Lei Completar 173/2020, de combate à Covid-19.

CÂMARA DE MACABU APROVA LEI PARA CRIAÇÃO DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DEPRESSÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A ementa, votada e aprovada ontem (3) na Câmara Municipal de Conceição de Macabu, institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Conceição de Macabu, a Semana Municipal de Conscientização da Depressão na Infância e Adolescência a ser promovido anualmente no mês de setembro, e dá outras providências. O projeto é de autoria do vereador Léo Gago.
O projeto visa promover ações para esclarecer a importância das causas que geram a doença depressão, como, conscientizar a comunidade de maneira geral de que a doença em questão não acomete somente homens e mulheres maiores e capazes, bem como fomentar debates sobre políticas públicas voltadas a essa questão.
O evento de que se trata esta lei poderá ser realizado em qualquer semana dentro do mês referido.
O vereador Léo Gago, ressaltou em seu discurso, que a depressão trata-se de doença grave que existe há muitos anos e que gera cada vez mais suicídios e nos últimos tempos tem acometido cada vez mais crianças e adolescentes em todo o mundo.
"Diante do crescente número de crianças e adolescentes acometidos por essa doença, se faz necessário a implantação de políticas públicas voltadas a essa causa", finalizou o vereador.
O projeto foi aprovado por unanimidade da Casa.

PRESIDENTE JORGE LUIZ (DHAL) E O PREFEITO VALMIR LESSA VISITAM EMPRESA EM CONCEIÇÃO DE MACABU

Com intuito de estreitar laços entre a iniciativa privada e o Poder Público, na manhã de hoje (04/11), o Presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Luiz (Dhal) e o Prefeito Valmir Lessa estivem em visita a empresa Sotex localizada no condomínio industrial, entre o Bairro da Usina e o Bairro da Tribo (Conceição de Macabu).
Lá foram recebidos pelo sócio proprietário e diretor da empresa Sollax Safety, o senhor Eduardo Cardoso e pelo responsável por auditorias e certificação da mesma, senhor Josevaldo Pereira e apresentados às instalações.
O objetivo do encontro foi constatar inciativas privadas que vem dando certo no município e discutir políticas públicas pelo incentivo para expansão e a instalação de novas empresas no município, consequentemente proporcionando a geração de emprego e renda.
Segundo o proprietário, a empresa se instalou no município há cerca de cinco (5) anos, com quatro funcionários naquela época, atualmente, contando com quarenta e oito colaboradores devidamente registrados, sendo cerca de 80% de toda mão de obra oriunda de Conceição de Macabu.
“Quando uma empresa se instala em nosso município, empregos são gerados, nossa economia é aquecida, o dinheiro circula em nossa cidade e muitos que por ventura deixariam nossa cidade para trabalhar, permanecem. Só nesta empresa que vem prosperando em nosso município, são quase cinquenta famílias macabuenses favorecidas”. Comentou o presidente Dhal.

INDICAÇÃO LEGISLATIVA QUE SUGERE AO EXECUTIVO, PLANO DE SAÚDE PARA SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS É APROVADA NA CÂMARA

Durante a 54° Reunião Ordinária da Câmara de Macabu, que aconteceu na última quinta feira (27), o Vereador Tcharles Ribeiro dos Santos Viana, indicou ao poder Executivo Municipal na forma regimental, após aprovação do Plenário, a presente indicação, objetivando que seja disponibilizado para os servidores públicos municipais e seus dependentes, plano de saúde com cobertura médica, odontológica, laboratorial, além de toda rede hospitalar e demais procedimentos.
A presente Indicação tem por objetivo valorizar e cuidar do maior património de uma prefeitura, seus Servidores Públicos.
Segundo o Vereador Tcharles, ainda, com a implantação de um plano de saúde para funcionários e dependentes haveria uma redução na demanda da rede pública, que migraria para o atendimento hospitalar conveniado, melhorando a qualidade de atendimento nos dois sistemas. Tcharles lembra ainda que, ele como servidor, está sempre na luta levantando a bandeira do servidor público municipal.
“É com muito orgulho que coloco essa indicação legislativa para pedir um plano de saúde para os servidores municipais. Meu compromisso com o servidor está sendo cumprido. E não poderia deixar de ajudar o servidor, principalmente porque sou um deles”, finalizou o vereador.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

28 de outubro.

Celebrado anualmente no dia 28 de outubro, o  Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

Policiais, médicos, professores, enfermeiros e bombeiros entre tantas outras categorias, são apenas alguns dos profissionais que prestam serviços públicos essenciais para a nossa qualidade de vida.

O servidor público é que garante a nossa saúde, educação e segurança.

Parabéns ao Servidor Público pelo seu dia!

Projeto de Lei que regulamenta a circulação de cães de médio, grande e de gigante porte é votado na Câmara Municipal.

Durante a 54ª Reunião Ordinária de 2022, realizada na tarde/noite da última segunda-feira (24), a Câmara de Conceição de Macabu aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de nº 71/2022, cujo o autor é o vereador Sandro Daumas, onde se regulamenta a circulação de cães de médio, grande e gigante porte, sem coleira, guia curta de condução e focinheira, em locais públicos e com grande circulação de pessoas no âmbito do Município de Conceição de Macabu.

De acordo com o Projeto de Lei os cães de grande, médio e gigante porte, são definidos desta forma:
I – Porte Médio – De 36 a 49 cm. – de 15 a 25 kg;
II – Porte Grande – De 50 a 69 cm. – de 25 a 45 kg;
III – Porte Gigante – Acima de 70 cm. – de 45 a 60 kg.

Os atos danosos cometidos pelos animais serão de inteira responsabilidade de seus condutores e/ou proprietários, devendo os mesmos serem mantidos em locais onde fiquem impedidos de fugir e causas ataques.

O Projeto de Lei assegura o ingresso em quaisquer estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados, bem como os meios de transporte público coletivo, de cães-guia ou de assistência, quando acompanhado de pessoa portadora de deficiência visual, é vedada a exigência de focinheira. Assim como cães que por ventura participem de eventos cinófilos ou cães de resgate e de guarda da Polícia Militar.

Segundo o vereador Sandro Daumas, o Projeto de Lei vem para garantir a segurança na circulação das pessoas e até mesmo de outros animais, nos espaços públicos do município, com responsabilização dos condutores ou proprietários, sendo cabíveis penalidades como multas aos proprietários ou condutores de animais que descumpram a Lei.

O Projeto de Lei segue agora para a sanção do Poder Executivo.

ATENÇÃO ARTESÃO DE CONCEIÇÃO DE MACABU!

Sua carteira Nacional está vencida? Saiba como renová-la.

Para a renovação da Carteira Nacional de Artesão, conforme a nova Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, Portaria 1007 – SEI, 11 de junho de 2018, do Programa de Artesanato Brasileiro-PAB, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu, estará disponibilizando auxilio técnico aos artesãos do Município, incluídos no Programa, com as respectivas carteirinhas com prazos de validade vencidos.

Aqueles que desejam renovar a carteira de artesão e não pretende mudar a técnica e nem a tipologia do trabalho, devem comparecer a sede da Câmara de Vereadores portando os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Carteirinha Nacional do Artesão (vencida);
  • Comprovante de residência.

Os atendimentos serão realizados às segunda e terças-feiras, no período de 1º à 30 de novembro.

Segundo presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Luiz (Dhal), em Conceição de Macabu existem cerca de 28 (vinte e oito) artesãos cadastrados no Programa.

“Em 2018, enquanto estive à frente da Pasta do turismo em nossa cidade, tive a satisfação de buscar junto à Secretaria de Turismo do Estado e ao Programa Artesanato em Movimento o credenciamento dos artesãos de nosso município no Programa do Artesão Brasileiro. Um importante passo. Dentre as vantagens de participar do Programa, os artesãos puderam adquirir, em lojas parceiras, matérias primas para a confecção de seus trabalhos com descontos especiais. Abrimos este espeço com intuído de ajudar, mediante a grande procura dos artesãos de nossa cidade pela renovação das suas carteirinhas”.  Finalizou o Presidente Dhal.

CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO APROVA REAJUSTE DE 20% NO “CARTÃO ALIMENTAÇÃO” DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu votou e aprovou por unanimidade na tarde/noite de ontem (20/10) o Projeto de Lei 32/2022, de autoria do Poder Executivo, concedendo reajuste ao valor do Cartão dos Servidores Públicos Municipais.

Além do reajuste na ordem dos 25%, fixando o benefício do Cartão Alimentação na importância de R$300,00 (trezentos Reais), fica também, o Poder Executivo autorizado a fornecer o Cartão Alimentação aos seus servidores públicos ativos, com cargos de provimento efetivo e com cargos de provimento em comissão, em decorrência do Programa de Alimentação do Trabalhador.

Junto ao Projeto de Lei aprovado, houve ainda a aprovação por unanimidade da Emenda Supressiva, de autoria do vereador Carlos Augusto (Guta) ao artigo 1º do referido projeto, ficando suprimida a parte do texto do artigo 1º do Projeto de Lei em questão que altera o artigo 4º da Lei 951/09 alterada pela Lei nº 1668/2021 e Lei nº 1758/2022, passando a vigorar a seguinte redação:

Art. 4º A Concessão do “Cartão Alimentação” ficará condicionada a disposição de recursos financeiros suficientes para custeá-lo.

O projeto de Lei segue na data de hoje para a sanção do Chefe do Poder Executivo.

PROMOÇÃO SOCIAL REALIZA O 1° SEMINÁRIO MUNICIPAL INTERSETORIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA CÂMARA DE MACABU

 

O evento aconteceu em decorrência da Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, no dia de ontem (19/10) na Câmara Municipal de Conceição de Macabu.

 Em 18 de setembro de 2007, foi instituída a Lei N° 11.523, pelo Presidente da República, onde, é Instituída a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, a ser celebrada anualmente entre os dias 12 e 18 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância do período entre 0 (zero) e 6 (seis) anos para a formação de um cidadão mais apto à convivência social e à cultura da paz.

 

A Secretaria Municipal de Promoção Social promoveu o I Seminário Municipal Intersetorial da Primeira Infância: a importância do olhar integral e integrado à criança de 0 aos 72 meses. O evento contou com três eixos temáticos, visando o diálogo entre diferentes setores de cuidado à criança, sendo eles:

1. Saúde; 2. Educação; 3. Justiça.

 Entende-se que a Política de Assistência Social é um direito do cidadão e um dever do Estado.

A Vereadora, Nathália Braga, participou do evento e segundo ela, o impacto e desenvolvimento integral na primeira infância é crucial. "As experiências ocorridas nessa fase terão influência ao longo de toda a vida do indivíduo, seja na parte neurológica, afetiva, convívio social e emocional", finalizou a Vereadora.

 

Participaram do evento, além da vereadora Nathália Braga, esteve presente também a  Promotora de Justiça de Conceição de Macabu, senhora  Marina Gomes, profissionais da Promoção Social do município, secretários e coordenadores municipais.

PROJETO DE LEI "ADOTE UMA PRAÇA" É VOTADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu, votou por unanimidade dos vereadores presentes à 52° Reunião Ordinária de 2022, realizada na data de ontem (17/10), o Projeto de Lei “Adote Uma Praça”, cujo autor é o vereador Sandro Daumas.

O referido projeto, tem por objetivo, buscar apoio junto à iniciativa privada na conservação de praças, parques, jardins, áreas de ginástica, esporte, lazer e logradouros públicos de Conceição de Macabu.

Segundo o vereador Sandro Daumas, em prática, o projeto se dará por meio de contrato, contendo termo de cooperação que será elaborado pelo Poder Executivo, onde empresas poderão enviar propostas para conservação, manutenção e limpeza dos espaços acima citados. As propostas serão analisadas pelo Executivo e aceitas. A empresa ou pessoa física firmará contrato com duração mínima de 06 (seis) meses e máxima de 12 (doze) meses para a conservação, manutenção e limpeza do local.

Em contrapartida dos serviços realizados, a empresa poderá divulgar a parceria na imprensa e em informes publicitários, como placas, informando que o local em questão é conservado pela empresa.

O projeto de lei segue para a sanção do Poder Executivo.

17 DE OUTUBO, DIA DO COMERCIÁRIO

Dia do Comerciário, ou Dia do Comércio, é celebrado nesta segunda-feira, 17 de outubro. A data, na verdade, cai nacionalmente no dia 30 de outubro, mas geralmente o feriado é transferido para a terceira segunda-feira de outubro.

Este dia é considerado feriado para quem trabalha no comércio.

Lidar com o público é uma missão que nem todos são capazes de aguentar. Por isso, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu, deseja a você, comerciário,  parabéns  por exercer a sua profissão com tanta seriedade e empenho para com o comércio, principal atividade econômica de nossa cidade.

Feliz dia dos Professores

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho.

 

Parabéns a todos professores, em especial aos macabuenses e aos que atuam em nossa cidade, contribuindo para aprendizagem dos nossos alunos. 

 

Um feliz dia ! 

APROVADO NA CÂMARA DE MACABU, PROJETO DE LEI QUE GARANTE O DIREITO DA MULHER TER UM ACOMPANHANTE DURANTE CONSULTAS E EXAMES

Foi aprovado em plenário durante a 50° Reunião Ordinária de 2022, PROJETO DE LEI Nº 69/2022, de autoria do vereador Léo Gago, que dispõe sobre o direito da mulher de ter acompanhamento nas consultas e exames ginecológicos, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados, em Conceição de Macabu.
Fica assegurado à mulher o direito à presença de acompanhante, de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do Município.
O direito disposto no caput poderá ser exercido pela mulher, se assim desejar, mediante solicitação junto ao estabelecimento, no ato do atendimento.
Os estabelecimentos de saúde devem informar o direito a que se refere o art 1 desta Lei, em local visível e de fácil acesso às pacientes.
A Lei Federal Nº 11.108, de 7 de abril de 2005, garante às mulheres o direito à presença de acompanhante durante o parto, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como justificativa, o vereador Léo, ressaltou o impactante caso que envolveu o médico anestesista, Giovanni Quintella, preso em flagrante por suspeita de estupro de uma gestante durante a cesariana.
"Chamou a nossa atenção e reflexão de como está sendo observado e respeitado nas instituições de saúde, o direito de acompanhante da mulher, amparado pela Lei Federal nº 11.108/2005, que determina que toda a gestante tem o direito à presença de um acompanhante, de sua livre escolha, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. É indiscutível que o nascimento de uma criança é um momento afetivo de grande significado e que envolve toda a família, sendo fundamental para a mulher a presença de um acompanhante de sua livre escolha.
Por essa razão, a presente proposta tem por objetivo não somente garantir a eficácia da lei, mas estender o respectivo direito da presença de acompanhante, à mulher, que assim desejar, durante as consultas e exames, inclusive ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do Município de Conceição de Macabu", finalizou.
O Projeto de lei foi aprovado.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Feliz Dia das Crianças

Celebrar a infância é também reviver seus melhores momentos. Afinal, relembrar a leveza e a falta de preocupações sempre traz muita saudade dos velhos tempos, não é mesmo? 

Um feliz dia a todas crianças do Brasil, em especial um feliz dia às crianças de nossa cidade!

 

APROVADO NA CÂMARA PROJETO DE LEI PARA NOTIFICAÇÃO DE FALTAS ESCOLARES AO CONSELHO TUTELAR

Foi aprovado na última quinta feira (6) durante a 49° Reunião Ordinária de 2022 na Câmara Municipal de Conceição de Macabu, o projeto de lei de autoria do Vereador Sandro Daumas, que diz o seguinte; A direção das escolas da rede municipal de ensino deverá comunicar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem ausências injustificadas às aulas, durante o período escolar, em percentual superior trinta por cento do quantitativo mensal.

Em Parágrafo único, considera-se como ausência escolar injustificada a falta de comparecimento a escola ou à aula pelo aluno, sem prévia justificativa oral ou escrita do seu responsável à direção da escola.

A Escola deverá sempre atuar como espaço de convivência harmoniosa das crianças e adolescentes, além de atuar como disseminadora dos saberes, sendo obrigação do Estado e da família, contudo a evasão escolar se dá em razão de diversas circunstâncias que passam pela situação familiar, por questões intra-escola e pela ação do aluno, muitas vezes acompanhamento devido pelos responsáveis e/ou omissão da escola.

A Lei 13.803/2019 que altera o art 12 da LDB para obrigar os estabelecimentos de ensino a notificarem ao Conselho Tutelar as faltas escolares quando essas são superiores a 30% (trinta por cento) do percentual em lei.

Segundo Sandro, as instituições de ensino constituem um espaço que deve promover e assegurar o conhecimento, o desenvolvimento de e competências que só se fazem com a presença do aluno no dia a dia escolar, possibilitando a sociabilidade grupo, além da busca do conhecimento um dos papéis precípuos da escola.
O projeto foi apreciado, discutido e aprovado pelos vereadores presentes na casa.

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ, DE AUTORIA DA VEREADORA NATHÁLIA BRAGA, É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL.

 

Ontem (06/10), durante a 49ª Reunião Ordinária de 2022, o legislativo macabuense discutiu e aprovou o Projeto de Lei nº 63, de autoria da Vereadora Nathália Braga. O projeto de lei, autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Jovem Aprendiz no âmbito da administração pública.

 O Programa Jovem Aprendiz Municipal visa contemplar jovens entre 14 (quatorze) e 24 (vinte e quatro) anos que celebre contrato de aprendizagem com a Administração Pública Municipal, direta ou indireta, nos termos do artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo a Vereadora Nathália, o jovem participante do Programa assinará um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por um prazo determinado não superior a dois anos, em que o empregador se compromete assegurar ao aprendiz a formação técnico-profissional metódica compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Em contrapartida, o aprendiz se comprometera a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.

“Participei de projetos que foram fundamentais na minha formação profissional, como o Projeto Sorriso. Sei que a implantação do Programa Jovem Aprendiz no âmbito municipal será também um marco para nossa cidade e um instrumento ímpar para a formação de nossos jovens e consequentemente a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.” Concluiu a vereadora Nathália Braga. 

O projeto de lei segue agora para a sanção do Poder Executivo.

PROJETOS IMPORTANTES DO VEREADOR SANDRO DAUMAS SÃO APROVADOS NA CÂMARA DE MACABU

Durante a 48ª Reunião Ordinária de 2022 foram votados 3 projetos de lei de autoria do Vereador Sandro Daumas.
Um deles, o projeto de lei de número 61/2022, para que seja instituído o Programa Vereador Mirim, tendo por objetivo, promover a integração da Casa de Leis com os estudantes da rede pública municipal, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social dos alunos, contribuindo assim para a formação da cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade.

Outro projeto de lei votado foi o de nº 60/2022 que institui em âmbito municipal, o Selo, Empresa Amiga da Educação, tendo o propósito de estimular as pessoas jurídicas de direito privado, a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pela rede pública municipal. A empresa amiga da educação será credenciada mediante a doação de materiais, serviços de limpeza, reforma e manutenção de prédios escolares e outras ações que visem beneficiar a unidade de ensino, podendo assim, em contrapartida, as empresas participantes divulgar com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício das escolas, usando o Selo Empresa Amiga da Educação.

Já o terceiro projeto de lei votado, o de número 66/2022, dispõe sobre a priorização aos estudantes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) nas escolas do Município de Conceição de Macabu. Desta maneira, as escolas públicas e privadas, devem priorizar, em suas salas de aula, assentos na primeira fila aos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo.
Os projetos foram discutidos pelos vereadores presentes na reunião e aprovados por unanimidade da Casa.
Segundo o vereador, Sandro Daumas, seu mandato sempre irá priorizar o bem estar da população Macabuense.

PROJETOS DE LEI DO VEREADOR SANDRO DAUMAS SÃO APROVADOS NA CÂMARA MUNICIPAL.

Votado e aprovado por unanimidade dos vereadores presentes à 46ª Reunião Ordinária de 2022, realizada na última segunda-feira (19) o Projeto de Lei de nº 64 de autoria do Vereador Sandro de Oliveira Daumas que dispõe sobrea criação e implantação do CEJAA – Centro Especializado de Jovens e Adultos Autista do Município de Conceição de Macabu.

O objetivo, segundo o vereador Sandro é buscar a efetivação dos direitos fundamentais decorrentes da Constituição Federal e em cumprimento a Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e dentre estes direitos estão a inserção social, inclusive no mercado de trabalho.

Uma vez instituído, o CEJAA contará com diversos profissionais como: Psicólogo clinico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, musico terapeuta, nutricionista, psicopedagogo, enfermeiro, professional de educação física. Além de oficinas de culinária, arte, informática, musicoterapia e atendimento multifuncional.

Outro importante projeto de lei do Vereador Sandro, também votado e aprovado na mesma ocasião e também por unanime, foi o Projeto de Lei nº 57/2022, dispondo sobre o caráter de permanência do laudo que diagnostique o Transtorno do Espectro Autista - TEA e da Síndrome de Down.

O Projeto de Lei visa estabelecer que laudos médicos periciais que atestem o Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down não apresentem prazo de validade, visto que tratam de caráter permanente, sendo assim, torna-se injustificável a emissão de laudos com validade determinada e totalmente descabida qualquer exigência de laudos atuais, ou até novas perícias para comprovação da condição. Evitando assim a burocracia para com os pacientes.

“ Foram dois Projetos de Lei de minha autoria, votados e aprovados por toda edilidade desta Casa, considerados de suma importância para facilitar a vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e daquelas com Síndrome de Down. Por um, a oferta de um espaço para o tratamento e a inserção social, por outro, a desburocratização do sistema com a não exigência de laudos atualizados para estes pacientes. ”  Comentou o Vereador Sandro Daumas.

LEI PARA QUE SEJAM IGUALADAS AS PREMIAÇÕES DE HOMENS E MULHERES EM COMPETIÇÕES MUNICIPAIS É APROVADO NA CÂMARA

Foi votado em plenário na última segunda-feira (12), Projeto de lei de autoria do Vereador, Sandro Daumas, que dispõe sobre a isonomia das premiações para atletas homens e mulheres.

A presente Lei torna obrigatória a isonomia das premiações para atletas homens e mulheres nas competições esportivas financiadas por recursos do Municipio de Conceição de Macabu-RJ. Fica ressalvada a possibilidade de premiações diferentes para os casos de categorias distintas, dentro de uma mesma competição, mantendo-se a igualdade entre homens e mulheres que competem na mesma categoria.

Segundo o vereador, Sandro, dentre as muitas questões que pautam as lutas das mulheres por mais igualdade de género, a questão da disparidade salarial está entre as principais. " É uma das que melhor ilustra o problema, uma vez que individuos com as mesmas habilidades, exercendo as mesmas funções, são recompensados de maneiras desiguais por conta de uma estrutura patriarcal que atribui ao homem mais direitos e privilégios.

Acreditamos que essa medida pode também servir como estímulo às atletas do gênero feminino, para que participem com ainda mais afinco dos torneios existentes no Município", finalizou Sandro.

Esta Lei entre em vigor na data de sua publicação.

PLO foi lido na reunião ordinária do dia 05/09/2022 Tramitou na Comissão Permanente de Legislação Justiça e Redação Final, sendo incluso na Ordem do Dia da reunião ordinária do dia 12/09/2022 e, após discussão e votação, o PLO foi aprovado por unanimidade.

SESSÃO SOLENE MARCA A ENTREGA DE HONRARIAS NA CÂMARA DE MACABU

Na última quarta-feira (7), quando o Brasil comemora o Bicentenário da Independência, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu, realizou uma Sessão Solene após um longo tempo sem eventos na Casa, devido à pandemia, onde foram entregues pelos vereadores da Casa Legislativa, diversas honrarias às pessoas consideradas por eles, especiais no âmbito do município.
Vereadores, autoridades, servidores da Casa e muitas famílias reunidas, para mais de quarenta homenagens que foram feitas, revelando a importância de muitos e também as emoções de cada um que esteve presente recebendo a honraria, que entre elas estavam, Títulos de Cidadãos Macabuenses, Moções de Aplausos, Honra ao Mérito e Medalhas de Mérito.
O Presidente da Casa, Jorge Luiz (Dhal), disse estar feliz em poder realizar uma solenidade, quando se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil. “Ver todo este público aqui presente, famílias reunidas para entrega de honrarias, estamos voltando este convívio, mesmo que aos poucos, graças a Deus a vida está se normalizando e parabenizo a todos que estiveram aqui nesta data tão importante para o Brasil”, finalizou o presidente.
Para acessar todas as fotos com todos os homenageados da noite, acesse o link: https://drive.google.com/.../1gi...

Ações do documento