Notícias

Fique por dentro das ações da Câmara Municipal de Conceição de Macabu!

NOTA PÚBLICA

NOTA

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu que subscreve esta Nota, vem trazer esclarecimentos acerca da alteração no nome do prédio sede da mesma.

A alteração do nome da Câmara visou unicamente preservar a estrita legalidade, bem como, do patrimônio imaterial e cultural desta Egrégia Casa de Leis.

No que tange a preservação Legal, a denominação da Câmara realizada em 2017 através da resolução 059/2017 não observou a estrita legalidade, onde para alteração de nome de prédio público a via legal se perfaz por meio de Projeto de Lei e não por meio de Resolução.

CONSIDERANDO que Resolução Legislativa, conforme Regimento Interno da Casa de Leis, destinam-se a regular matérias de caráter político ou administrativo relativas a assuntos de economia interna da Câmara, o que não inclui alteração de nome de prédio público.

Quanto ao patrimônio imaterial e cultural, o nome antecedente que hoje voltou a ser o atual, alterado pela Resolução eivada de vício, se perfazia a vários anos e é de uma pessoa histórica no Município, o Sr. CLAUDIO MOACYR DE AZEVEDO, que também foi Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entre 1977 e 1978.

De todo exposto, a presente alteração em resgate a nomenclatura original, votada e aprovada na forma da Lei, por unanimidade dos vereadores presentes na Reunião Ordinária em 03 de março do presente ano, em nada possui conotação política e sim, visando consertar aspecto Legal e preservar a memória cultural e imaterial do Município e da Câmara Municipal no que concerne seu nome e de figura histórica para o Município o Sr. CLAUDIO MOACYR DE AZEVEDO. Tanto é assim o intuído desta Egrégia Casa de preservação de nomes históricos Municipais, que fora criada a Lei n.º 1690 de 21 de junho de 2021 que veda a modificação de nomes de logradouros e prédios públicos que perdurarem os últimos 20 anos.  Compreendida a necessidade de se preservar a identidade de locais e personalidades cuja nomenclatura dos mesmos promove a identificação geográfica a importantes logradouros e imóveis públicos no município, tais como o Hospital Ana Moreira, a Praça Dr. José Bonifácio Tassara, a Avenida Victor Sence, a RJ 196 Antônio Minguta de Oliveira, dentre outros.

 

 

 

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VEREADOR JORGE LUIZ (DHAL) SE REÚNE COM FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO.

Com intuito de estreitar vínculos e contatos entre a gerência da casa e os funcionários efetivos da instituição legislativa, o Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Jorge Luiz (Dhal), se reuniu com os servidores efetivos da Câmara na manhã de ontem (04), no plenário da Casa.

O Presidente Dhal falou da importância do comprometimento com as atribuições de cada servidor, no intuito de melhorar a atenção com aqueles que procuram a Câmara Municipal. Além disso, o presidente ouviu as demandas e apresentou propostas visando a valorização dos servidores do legislativo.

“Este tipo de momento, não se trata apenas de uma reunião de trabalho, serve para reforçar a harmonia entre a presidência da Câmara e o servidor, também incrementa o positivismo, a amizade e facilita as relações no contato com os munícipes que têm buscado a Casa Legislativa. Contudo, precisamos buscar sempre melhorias e garantias de direitos dos nossos servidores”. Pontuou o Presidente Dhal.

PROJETO DE ESCOLA CÍVICO-MILITAR É APRESENTADO DURANTE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES, EM CONCEIÇÃO DE MACABU.

Na tarde/noite de ontem (28), durante a 11ª Reunião Ordinária de 2022, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu recebeu o Deputado João Carlos Soares Gurgel, mais conhecido como Sargento Gurgel, policial militar inativo da PMERJ, que atualmente é Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.

O Parlamentar trouxe a Casa de Leis a proposta de implantação de uma unidade de escola cívico-militar, a ser introduzida em uma unidade escolar municipal. O Projeto apresentado traz um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, com objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Sendo a adesão dos educandos de livre opção pelos pais e/ou responsáveis.

A escola cívico-militar é implantada através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.  Segundo o deputado, serão 6 (seis) municípios fluminenses contemplados com a implantação das escolas cívico-militares e Conceição de Macabu concorre a uma vaga.

O Presidente Jorge Luiz (Dhal) abriu espaço para participação dos vereadores e público presente. Foi uma oportunidade dos vereadores, do Secretário de Educação e Cultura, João Daumas e do público discutirem o assunto e sanarem dúvidas. O Deputado Sargento Gurgel esclareceu que participação dos militares é em apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, sendo de total autonomia do município a administração da escola.

CÂMARA MUNICIPAL RECEBE VISITA DA DEPUTADA ESTADUAL REJANE DE ALMEIDA (ENFERMEIRA REJANE).

 

Na última segunda-feira (21), a Deputada Estadual, Rejane de Almeida, conhecida como Enfermeira Rejane, em visita ao Município de Conceição de Macabu participou da 9ª Reunião Ordinária de 2022.

A Deputada esteve no Município para participar do encontro “Capacita Mulher” e a convite da Vereadora Nathália Braga e do então Presidente da reunião Ordinária, Vereador Tayguara Bueno (Gaúcho), Rejane fez parte da bancada e uso da palavra.

Engajada nas lutas da categoria. De 1982 a 1986, período em que estudou na Escola de Enfermagem Ana Néri, na UFRJ, participou da organização do curso, onde atuou em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Como vice-presidente das comissões de saúde e transporte da Assembleia Legislativa, em sua visita à cidade, a Deputada Rejane se colocou à disposição dos Vereadores e do Município para colaborar no que for possível na resolução de problemas enfrentados pelos macabuenses, principalmente no que se refere a transporte público e saúde.

VEREADORES DE CONCEIÇÃO DE MACABU SÃO RECBIDOS POR MAX LEMOS, NO PALÁCIO GUANABARA.

Na noite de ontem (15), o Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz (Dhal), e os vereadores Lucas Madureira e Tayguara Bueno (Gaúcho), a convite do Secretário Estadual de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro, Max Lemos, participaram da missa pelas vítimas da tragédia provocada pelo temporal que devastou Petrópolis.

 A cerimônia foi conduzida por Dom Gregório Paixão, bispo diocesano de Petrópolis, e pelo capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), tenente-coronel Wagner Toledo, nos jardins do Palácio Guanabara.

 A cerimônia marcou um mês da destruição causada pelo temporal que atingiu Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A força da água provocou deslizamentos, enchentes e matou, ao menos, 233 pessoas, sendo 138 são mulheres, 95 são homens e entre esses, 44 são menores. Quatro permanecem desaparecidas.

 

VEREADORES PRESTIGIAM DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE CONCEIÇÃO DE MACABU.

Nesta terça-feira, 15 de março, aconteceu o Desfile Cívico em comemoração aos 70 anos de emancipação político-administrativa de Conceição de Macabu. O evento aconteceu na Avenida Victor Sence, logo após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município e com a execução do hino nacional e do município.

O público marcou presença para acompanhar escolas, funcionários municipais, entidades e grupos da sociedade civil desfilando.

 Além do Prefeito Municipal, Valmir Lessa e de diversas autoridades locais, prestigiaram o evento, fazendo parte da Tribuna de Honra do Desfile Cívico, o Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz (Dhal) e os vereadores Tayguara Bueno (Gaúcho), Lucas Madureira, Carlos Augusto (Guta), Tcharles Ribeiro, Leonei Marinho (Léo Gago), Nathália Braga e ainda o Vereador Licenciado Marcelo Neto, atualmente Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda e o Vereador Licenciado Marco Aurélio (Ticó), atual Secretário Municipal de Esportes

PODER LEGISLATIVO PARTICIPA DA SOLENIDADE DE HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS.

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu, representada pelos vereadores municipais, participou no dia de ontem (15) da cerimônia de hasteamento das bandeiras, marcando o dia da emancipação política administrativa do Município.

Além do Presidente, Vereador Jorge Luiz (Dhal), estiveram presentes os vereadores: Tayguara Bueno (Gaúcho), Leonei Marinho (Léo Gago), Carlos Augusto (Guta), Cláudio Willians (Coutinho Ramalho), Tchales Ribeiro e Nathália Braga, além de secretários, diretores e demais servidores públicos, uniram-se aos populares que também prestigiaram a solenidade em homenagem aos 70 anos de Conceição de Macabu.

O evento é tradicionalmente realizado com a participação da população e marcou a abertura oficial das comemorações pela  data.

Macabu 70 anos de Emancipação Politico-administrativa

Neste dia 15 de Março, a nossa cidade completa 70 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo macabuense e os que escolheram nossa cidade para morar e trabalhar, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para nossa Macabu Amada.

Parabéns Conceição de Macabu pelos seus 70 anos de emancipação político-administrativa!

 

SINDICATO RURAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU E SINDICATO DO COMÉRCIO SE REÚNEM COM VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL.

Na manhã da última quinta-feira (10), o Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz (Dhal) recebeu em seu gabinete o Presidente do Sindicato Rural de Conceição de Macabu, Maurício Salles e a Presidente do Sindicato Varejista de Conceição de Macabu e Região (Sincomércio e Aciacom), Aline Fidalgo .
Participaram da reunião o Procurador da Câmara Municipal, Dr. Júlio Gama, os vereadores Lucas Madureira, Tayguara Bueno (Gaúcho), Carlos Augusto (Guta), a Vereadora Nathalia Braga e o Sr. Arlindo Gurgel, Assessor do Vereador Leonei (Léo Gago).
Em pauta, a implantação do programa de renegociação de dívidas tributárias no âmbito municipal, no formato Programa de Recuperação de Créditos Tributários (PROREC), que vigorou até 31/12/2021, voltado pessoas físicas, de autoria do Poder Executivo, através de Indicação do Vereador Carlos Augusto (Guta), onde se garantiu aos munícipes alternativas para a regularização de débitos fiscais, junto à Prefeitura Municipal, com descontos que chegaram a 100%.
Desta maneira, as instituições (Sindicato Rural e Sindicato Varejista de Conceição de Macabu) pleiteiam junto à Câmara Municipal que seja estendido para pessoa jurídica o benefício de desconto do IPTU, nos moldes do PROREC.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VEREADOR JORGE LUIZ (DHAL) RECEBE REPRESENTANTES DA DEFESA CIVIL REGIONAL.

O presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, vereador Jorge Luiz Silva Andrade (Dhal), recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (09), o Major Phillipe Wellington Souza de Oliveira Nicácio, o Major Diogo Pinheiro Guimaraes e o Sargento Alexandre, representantes da Defesa Civil Regional.

 Durante o encontro, falaram de assuntos diversos, destacando-se o plano de contingenciamento do Município, visando criar uma organização de ações e preparação de estratégias com imediatas respostas, para serem adotadas em hipótese de desastres ou transtornos, como os provocados pelas chuvas no mês de fevereiro. Além disso, foram levantadas as condições de trabalho dos agentes da Defesa Civil Municipal.  O Presidente Dhal colocou o Poder Legislativo à disposição para ajudar naquilo que for possível dentro das competências da Câmara Municipal.

 “Tive a oportunidade de trabalhar junto com o Major Phillipe no período em que ele esteve Coordenado da Defesa Civil e Subsecretário de Ordem Pública em Conceição de Macabu e é uma honra Recebe-lo acompanhado o Major Diogo e o Sargento Alexandre. Foi uma reunião de suma importância, precisamos destes intercâmbios, pois a partir dele podemos traçar planos de ajuda mútua.” Comentou o Presidente Dhal.

Na oportunidade foi entregue o Título de Honra ao Mérito ao Major Phillipe, concedido através do Projeto de Resolução nº 24/2021, de autoria do Presidente Dhal.

 

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

A data existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização, ao longo dos tempos, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta.

O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho e a política.

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu saúda todas as mulheres  pela data e por toda luta em prol de seus diretos.


LEONEI DE ALEXANDRE MARINHO (LÉO GAGO) É EMPOSSADO VEREADOR EM CONCEIÇÃO DE MACABU.

Léo Gago substitui Marco Aurélio Silva Bueno (Ticó) se licenciou do cargo para exercer as atividades de Secretário Municipal de Esportes de Conceição de Macabu.

Nesta quinta-feira, dia 03 de março, Leonei de Alexandre Marinho (PSL), popularmente conhecido em Conceição de Macabu como Léo Gago, até então Suplente do Vereador Marco Aurélio Silva Bueno (Ticó), tomou posse como vereador titular.

 A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal durante a 4ª Reunião Ordinária de 2022. Após cumprir as formalidades regimentais e se comprometer em juramento a seguir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, o Presidente Jorge Luiz Silva Andrade (Dhal) declarou Léo Gago empossado.

Marco Aurélio Silva Bueno (Ticó) se licenciou do cargo para exercer as atividades de Secretário Municipal de Esportes de Conceição de Macabu.

PODER EXECUTIVO PRESTA CONTAS À CÂMARA DE VEREADORES RELATIVAS AO 3º QUADRIMESTRE DE 2021.

Na tarde/noite de ontem (24), a Câmara Municipal recebeu o Prefeito Municipal, Exmo Sr. Valmir Lessa, acompanhado de seus secretários e técnicos para a prestação de contas referentes ao 3º quadrimestre de 2021.

A Prestação de Contas se deu em cumprimento ao parágrafo 4, art. 9, LCF Nº 101/2000. (Lei de Responsabilidade Fiscal). Onde até o final dos meses de Maio, Setembro e Fevereiro, o Poder Executivo demonstra e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1º do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas Estaduais e Municipais.

 O objetivo da Prestação de Contas é a realização de demonstrativos das Receitas e Despesas do período, avaliação dos índices legais das aplicações com saúde e educação, assim como as despesas com pessoal e permitir interação dos munícipes com a Administração Municipal, além de apresentação das ações durante o referido período.

As Fontes de Dados apresentadas foram:

• Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), 6º Bimestre de

2020 e 2021;

• Relatório de Gestão Fiscal (RGF), 3 Quadrimestre de 2020 e 2021;

• Publicados no Diário Oficial do Município;

• Sistema SH3 – Módulo contabilidade.

• Até 3 Q = Período de janeiro até dezembro.

A Prestação de Contas aconteceu no Plenário da Câmara Municipal,  iniciada pelo Presidente da Casa Legislativa, Vereador Jorge Luiz (Dhal) e posteriormente conduzida pelo Vereador Carlos Augusto (Guta), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e na sequência pela Vereadora Nathália Braga, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Durante e após as explanações realizadas pelos Secretários Municipais, os vereadores puderam formular perguntas direcionadas aos secretários e ao Prefeito Valmir Lessa, com considerações finais realizadas pelo mesmo.  

 

 

 

 

 

 

 

WAGNER AZEVEDO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO MACABUENSE.

Na tarde de ontem (24), o Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz (Dhal) recebeu em seu gabinete o Senhor Wagner Azevedo dos Santos, recém empossado Policial Militar.

Natural de Duque de Caxias, Wagner Azevedo recebeu das mãos do Presidente Dhal o Título de Cidadão Macabuense.  Radicado em Conceição de Macabu, foi secretário de esportes e secretário de segurança pública na cidade. Formado em Educação Física, Wagner Azevedo é proprietário de uma academia na cidade.

Participaram da entrega do Título os vereadores Lucas Madureira e Cláudio Willians (Coutinho Ramalho). A honraria foi concedida através da Resolução Legislativa de nº 25/2021, de autoria do Presidente Dhal.

Primeira Reunião Ordinária de 2022

Ao vivo pelo you tube.

ATENÇÃO!

Hoje teremos a primeira Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu em 2022.

A transmissão será pelo you tube oficial da Câmara.

Acompanhe pelo endereço:

youtube.com/c/CamaraMacabu

 

NOTA DE PESAR

Maria José Pinto de Matos (Zezé Matos). Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências.

NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu lamenta o falecimento de , mãe de Geysimary, Paulo e do ex-vereador Cláudio Lugon.

 Dona Zezé Matos, como era popularmente conhecida, foi Professora de História, Diretora da E.E. Alsa barbosa Daumas  e Secretária Municipal de Educação de Conceição de Macabu.

 Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências.

SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU VOLTAM A RECEBER TRIÊNIO.

Após os efeitos da Lei Complementar 173/2020 que estabeleceu o Programa Federativo de Enfretamento ao Coronavírus, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu, tomando por base a Decisão do Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, passou a restabelecer o repasse dos direitos adquiridos no tocante ao adicional de tempo de serviço (triênio) dos servidores da Casa, já no pagamento do mês de janeiro.

A Determinação seguida pela Câmara Municipal, levou em consideração a continuidade da contagem do tempo de serviço no período de 28/05/2020 a 31/12/2021, para os fins de adicional de tempo de serviço (triênio), com a implementação dos efeitos financeiros dos marcos completados no período em referência somente a partir de 01/01/2022.

O triênio é uma remuneração extra paga aos servidores ao completar um período específico, no caso 3 (três) anos de casa. Porém, embora a concessão do Triênio seja automática, não sendo necessário, portanto nenhum pedido por escrito, durante a vigência da Lei Complementar 173/2020, a contagem do tempo para fins de licença-prêmio e adicionais de tempo de serviço foi suspensa, tendo seu prazo limite em 31/12/2021.

CONTAS DO EX-PREFEITO CLÁUDIO LINHARES REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINANCEIROS DE 2015 E 2020 SÃO APROVADAS POR UNANIMIDADE.

Em Reunião Extraordinária realizada na manhã de hoje (25/01), convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jorge Luiz (Dhal), foram votadas e aprovadas as contas do exercício financeiro do ex-prefeito Cláudio Eduardo Barbosa Linhares, nos períodos 2015 e 2020.

A Reunião atendendo ao artigo 170 do Regimento Interno e teve por finalidade a deliberação sobre as contas no exercício financeiro de 2015 e de 2020 do ex-prefeito.

As contas chegaram até a Câmara na forma de Parecer Prévio Favorável enviadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, tanto ao exercício financeiro de 2015 quanto ao exercício financeiro de 2020. Na sequência, os vereadores acompanhando o Parecer do Tribunal de Contas do Estado, em votação nominal, aprovaram por unanimidade as referidas contas do ex-prefeito Cláudio Linhares.

REAJUSTE DE 25% NO CARTÃO DO SERVIDOR É APROVADO POR UNANIMIDADE DOS VEREADORES PRESENTES À QUARTA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2022.

Aconteceu durante a quarta Sessão Extraordinária de 2022, na manhã de hoje (25/01) a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei nº 06/2022 de autoria do Poder Executivo, reajustando o valor do Cartão do Servidor em 25 %. Na prática um importe de R$ 50,00, passando o servidor público municipal a receber R$ 250,00 no cartão, já a partir de fevereiro.

Em justificativa ao Projeto o Poder Executivo pontuou a alta inflação acumulada nos últimos doze meses, tendo o cartão sofrido grande depreciação em seu poder de compra, fazendo com que o servidor pudesse comprar cada vez menos.

Uma situação levada a plenário durante a discussão da matéria foi a dificuldade dos servidores de utilizarem o novo cartão do servidor, uma vez que o mesmo não obteve adesão de muitos comércios da cidade.

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO CONCEDENDO REVISÃO DA REMUNERAÇÃO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS É APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL.

Foi lido, discutido e aprovado por unanimidade dos vereadores presentes à terceira Reunião Extraordinária de 2022, ocorrida na manhã de hoje (18/01) o Projeto de Lei nº 05/2022, de autoria do Poder Executivo, concedendo revisão geral anual da remuneração de 10,18% aos servidores públicos ativos, inativos, pensionistas e cargos em comissão do Poder Executivo do Município de Conceição de Macabu.

A revisão geral, refere-se à remuneração dos servidores pertencentes aos cargos previstos nas Classes “A”, “B”, “C”, “D”, “F”, “G”, “H”, “I”, “J” e “k” da Lei nº 1.554 de 05 de dezembro de 2018.

Cabe salientar que os cargos da classe “E” e classe “E1”, o reajuste terá por base o piso salarial dos servidores profissionais do magistério para 2022, nos moldes da Lei Federal nº 11.738/2008.

 Na oportunidade, foi apresentada uma emenda aditiva ao projeto de Lei 05/2022, abaixo-assinada pelo Presidente Jorge Luiz (Dhal) e pelos seguintes vereadores: Lucas Madureira, Tayguara Bueno (Gaúcho), Tcharles Ribeiro, Marco Aurélio (Ticó), Nathália Braga, Vagner Azevedo (Vaguinho) e Marco Antônio (Toninho da Saúde). A emenda aditiva foi votada e aprovada por unanimidade, desta forma, ficam excluídos da revisão geral os agentes políticos (Secretários Municipais e os equiparados), sendo assim, vedado o aumento aos cargos contidos na sigla DAS I.

“O impacto causado com o aumento pretendido nos salários dos secretários é no patamar de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) que poderá ser destinado à políticas públicas voltadas aos mais necessitados que se encontram em condições de vulnerabilidade.”  Argumentou o Vereador Lucas Madureira.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU APROVA ABONO PARA SERVIDORES EFETIVOS, CARGOS COMISSIONADOS E CONSELHEIROS TUTELARES.

 Acaba de ser votado e aprovado por todos os vereadores presentes à segunda Reunião Extraordinária de 2022, o Projeto de Lei de 01/2022, de autoria do Poder Executivo que concederá abono extraordinário aos servidores públicos municipais, cargos comissionados, conselheiros tutelares da Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

O abono afixado em R$ 400,00 (quatrocentos reais), para os servidores públicos de Conceição de Macabu que deve ser depositado ainda no mês de janeiro, junto aos vencimentos do mês, se deu através da Indicação Legislativa nº 273/2021, de autoria dos vereadores Lucas Madureira, Jorge Luiz (Dhal) e Tayguara Bueno (Gaúcho) e consequentemente incluídos os cargos comissionados e conselheiros tutelares através da Indicação Legislativa de nº 286/2021, de autoria do Vereador Carlos Augusto (Guta).

Cabe salientar que o abono extraordinário só foi possível após o prazo de vigência da Lei Complementar nº 173/2020, de 17 de maio de 2020. A Lei, ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, onde ficou impedido o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais, além de criar ou majorar auxílios, vantagens, bônus, abonos, verbas de representação ou benefícios de qualquer natureza, durou até 31 de dezembro de 2021.

CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU DERRUBA VETO DO EXECUTIVO.

Veto derrubado por unanimidade dos vereadores presentes a 1º Reunião Extraordinária de 2022.

Na tarde de ontem (10) foi derrubado o veto ao Projeto de Lei Ordinária de nº 99/2021 que cria gratificação de servidores lotados na Câmara Municipal.

Após a aprovação por unanimidade dos vereadores presentes à Reunião Ordinária ocorrida em 09 de dezembro de 2021, o projeto de lei seguiu para o Executivo, onde foi vetado em sua totalidade.

 Retornando à Câmara Municipal, o veto do Executivo foi derrubado por unanimidade dos vereadores presentes, nesta que foi a primeira reunião extraordinária de 2022, conduzida pelo Presidente da Casa, Vereador Jorge Luiz (Dhal) e com a presença dos vereadores Carlos Augusto (Guta), Marco Aurélio (Ticó), Tayguara Bueno (Gaúcho), Lucas Madureira, Tcharles Ribeiro, Vagner Ignácio e Cláudio Willians (Coutinho Ramalho).

O Projeto de Lei dispõe gratificação no quadro de servidores da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, para os integrantes do Cargo de Auxiliar Legislativo que acumulam funções na secretaria com a de auxiliar nas Sessões Legislativas, devidamente designados por Portaria.

FELIZ 2022!

São os votos dos Vereadores e Funcionários.

Que a busca pela harmonia e pela paz prevaleça e nos guiem no ano vindouro. Muita saúde e que o amor esteja presente em todos os dias de 2022.

Um feliz e próspero Ano Novo!

São os Votos dos Vereadores e dos Servidores da Câmara Municipal de Conceição de Macabu.

 

FELIZ NATAL!

São os votos dos Vereadores e Servidores da Câmara Municipal de Conceição de Macabu.

A Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu deseja que os nossos corações estejam repletos de esperança por um futuro ainda melhor. Que o amor nos ilumine para que cada uma das nossas palavras tenham o dom de nos trazer paz e felicidade.

 Que o Natal nos inspire na busca da harmonia e da paz, e que este espírito prevaleça e nos guiem no ano vindouro.

Desejamos a todos um Feliz Natal!

São os Votos dos vereadores e servidores da Câmara Municipal de Conceição de Macabu.

 

SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU RECEBEM CESTAS NATALINAS.

Os servidores da Câmara Municipal de Conceição de Macabu começaram a receber na manhã de hoje (23/12), as cestas de Natal do Legislativo, por ocasião das festividades de fim de ano. As entregas estão sendo feitas pelo Vereador Jorge Luiz (Dhal), Presidente da Câmara Municipal.

O objetivo da proposição é fomentar a política de valorização do servidor público da Casa de Leis, reconhecendo os méritos daqueles que durante o ano, contribuíram para a boa execução dos trabalhos inerentes ao Poder Legislativo municipal.

“O servidor satisfeito trabalha e produz com mais afinco e dedicação, executa melhor suas atribuições, o que reflete, diretamente, na melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à comunidade macabuense”. Comentou o Presidente Dhal.

HOMENAGEM PÓSTUMA: DR. JOSÉ DE CASTRO RECEBE BUSTO EM CONCEIÇÃO DE MACABU.

Aconteceu na noite de ontem (22/12), na Praça Dr. José Bonifácio Tassara, o descerramento do busto em homenagem ao Doutor José Sebastião Castro.

A Cerimônia que marcou um ano da perda de Dr. José de Castro, prefeito eleito nas eleições de 15 de novembro de 2020, contou com a presença de vários políticos e autoridades da cidade e região, como o Deputado Estadual Chico Machado, responsável por presentear o município com o busto.

Foi um momento de grande emoção para a família e para a comunidade Macabuense, sendo concretizada esta homenagem prestada tanto ao ser humano exemplar, como ao profissional que dignificou a sua classe em Conceição de Macabu e região.

PRESIDENTE DHAL PARTICIPA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA MUNICIPAL UMBELINA AQUINO DE OLIVEIRA.

O Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Vereador Jorge Luiz (Dhal) participou da Confraternização de fim de ano dos funcionários da Escola Municipal Umbelina Aquino de Oliveira.

A confraternização em comemoração ao fim do ano letivo 2021, aconteceu na manhã de hoje (20/12) e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dhal, fez questão de marcar presença, atendendo ao convite da Diretora Thamires e funcionários.

“Gosto do contato com o servidor e não poderia deixar de atender a mais este convite para estar junto destes servidores tão importantes. Os servidores da educação macabuense sempre foram dignos de todos os elogios e homenagens possíveis, aproveito o ensejo para parabenizar em manifestar mais uma vez a minha gratidão a todos diretores, professores, auxiliares, recreadores, merendeiros, motoristas, enfim, todos que durante a pandemia tiveram que se reinventar, desempenhando um trabalho brilhante, como sempre!”  Disse o Presidente Dhal.

ORÇAMENTO DO EXERCÍCIO 2022 PARA O MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DE MACABU É APROVADO NA ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021.

Foi votado e aprovado por unanimidade, na noite de ontem (13/12) durante a 65ª Reunião Ordinária, o orçamento para o Município de Conceição de Macabu no exercício 2022, em cumprimento ao disposto no art. 165 da Constituição da República Federativa do Brasil, de acordo ainda com a Lei Orgânica do Município e nos termos da Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

 A Reunião também foi a última Ordinária de 2021, haja vista que os vereadores entram em recesso parlamentar. Porém, durante o período, os trabalhos dos vereadores e os serviços administrativos da Câmara continuam normalmente. No Recesso Parlamentar, todos os gabinetes funcionam normalmente, buscando atender aos munícipes, registrar solicitações, reclamações ou mesmo algum chamado de emergência.

 A primeira Reunião Ordinária após o recesso acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2022.

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO PRESIDENTE JORGE LUIZ (DHAL) PREVÊ FISIOTERAPIA DE REABILITAÇÃO PARA MULHERES MASTECTOMIZADAS.

O Projeto de Lei nº 100/2021, de autoria do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Jorge Luiz (Dhal), foi votado e aprovado por unanimidade na noite da última quinta-feira (09/12), durante a 64º Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu.

O referido projeto dispõe sobre a fisioterapia para mulheres mastectomizadas no âmbito do Município de Conceição de Macabu.

Pela Lei, as mulheres macabuenses mastectomizadas terão direito à fisioterapia para tratamento de reabilitação que será ofertado nas unidades da rede pública do município. Podendo ainda o Município realizar parcerias e/ou convênios com outros municípios e com centros particulares especializados em fisioterapia, com objetivo de assegurar e ampliar a rede de atendimento fisioterápico para as mulheres mastectomizadas do município. 

“Penso na importância deste tipo de iniciativa, são muitos os casos de mulheres mastectomizadas em decorrência do câncer de mama. Existem, porém, técnicas de fisioterapia no pós-operatório de câncer de mama que visam à prevenção de complicações que podem ser causadas pela cirurgia, promovendo independência funcional e, assim, reduzindo seus sentimentos de desesperança, frustração e desespero, melhorando seu estado de humor e qualidade de vida.” Concluiu o Presidente Dhal.

 

GUARDAS MUNICIPAIS SE REÚNEM COM VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU.

Aconteceu, na tarde de ontem (09/12) no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu, uma importante reunião com um grupo de guardas municipais. Os assuntos tratados foram desde questões de ordem salarial, até mesmo aos procedimentos de abordagem dos agentes no trânsito.

A reunião contou com cerca de 10 membros da Guarda Municipal de Conceição de Macabu que foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal Vereador Jorge Luiz (Dhal), e pelos vereadores Lucas Madureira, Marco Antônio (Toninho da Saúde) e Tayguara Bueno (Gaúcho).

Os guardas questionaram citações voltadas à categoria em sessões da Câmara e ainda enfatizarem a importância do trabalho da categoria para que seja mantida a ordem e preservação patrimonial na cidade.

Os vereadores ressaltaram a importância do trabalho da guarda municipal em prol da coletividade e levantaram questionamentos direcionados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, no que tange principalmente às marcações de proibição de estacionamento e critérios nas aplicações de multas.

Ações do documento